Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

O olhar precioso de Darcy Ribeiro - até 30 dezembro


Exposição revela olhar fotográfico de Darcy Ribeiro

Da Agência Brasil

Brasília – Antropólogo, educador, escritor e político, Darcy Ribeiro (1922-1997) também deixou uma importante contribuição como fotógrafo, embora nunca tenha pretendido ser um profissional dessa área. Ao longo dos anos em que se dedicou à antropologia, produziu milhares de fotos das tribos indígenas que estudou em seus trabalhos de campo. Uma seleção desse acervo poderá ser vista na exposição O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro, que será inaugurada amanhã (22), às 19h, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

A mostra integra a série de eventos Brasilidade, uma realização do Ministério da Cultura que antecede a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, marcada para o dia 2 de dezembro próximo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, homenageando este ano Darcy Ribeiro.

O acervo faz parte do arquivo do antigo Serviço de Proteção aos Índios, órgão antecessor da atual Fundação Nacional do Índio (Funai) e no qual Darcy trabalhou como antropólogo. A exposição é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio.

Para o também antropólogo e fotógrafo Milton Guran, curador da mostra, Darcy Ribeiro não se limitou à preocupação etnográfica nas fotos que realizou. “Ao fotografar, ele misturava os ânimos da descoberta científica e da experiência humana que os encontros interculturais nos possibilitam. Em suas imagens, a impressão que temos é que Darcy se deu ao luxo de agir como um turista acidental, a cultivar relações e recolher lembranças”.

Constam da exposição 50 fotografias inéditas, produzidas pelo antropólogo durante seus trabalhos com os Kadiwéu, Urubu-Ka’apor e Ofayé-Xavante. A mostra se completa com a projeção do filme Um Dia de uma Tribo na Floresta Tropical, do cineasta Hans Foerthmann, recentemente restaurado e digitalizado. O filme conta a história dos Urubu-Ka’apor.

O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro fica em cartaz até 30 de dezembro, e pode ser vista de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 21h.

Edição: Rivadavia Severo

Nenhum comentário: