Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Carta do Migrante - FSM - Ilha de Gorée - Dakar

Tem início, neste domigo, em Dakar, Senegal, XI Forum Social Mundial. O FSM já foi organizado anteriormente no continente africano: Em 2006 o FSM aconteceu em momentos e países diversos: janeiro - Mali e Venezuela; março - Paquistão. Em 2007 foi a vez do Kenia e agora em Dakar, Senegal. A XI edição acontecerá na Universidade Cheik Anta Diop.

No sábado, dia 5, será apresentada a Carta dos Migrantes, escrita coletivamente por mais de 5 mil pessoas do mundo todo, empreitada que levou mais de quatro anos. O documento, que teve seu início em Marselha, em 2006, por 120 familias que tinham o objetivo de obter permanência em território francês,é uma carta de principios e não de reinvidicações.
Apresentada pela primeira vez no 2° FSM da migração na Espanha e no México em 2007, sendo reescrita várias vezes até chegar a seu texto final, a Carta do Migrante será lida na Ilha de Gorê,lugar símbolo da memória da venda de escravos. Situada a 3km de Dakar, Gorê (Gorée) faz parte do Patrimônio Mundial desde 1978.

São esperadas entre 20 mil e 60 mil pessoas - entre eles Evo Morales, Lula, Martine Aubry e Ségolène Royal - que participarão de 300 atividades.
Foram organizadas várias caravanas: ciclistas italianos do FAIR, No VOX CADTM, Attac , ativistas de Benin e Togo, seguindo trajetos diferentes, por rio, desertos.

Pode-se participar do FSM via rede de 4 a 13 de fevereiro. É o forum expandido. Para participar mandar mensagem para facilit.espaco.fsm.extendido@gmail.com, com os seguintes dados: local, data, hora, organização, responsável, tema e formato escolhido. O skype será, além da net, outro instrumento de participação.

Acontece também, de 5 a 11 de fevereiro, o Forum Mundial da Teologia e Liberdade, com 12 temas. Um dos workshops mais aguardados é o que acontecerá dia 8, com o tema Religião e Paz. Haverá participação pela rede e a apresentação de um fascículo digital trilíngue sobre o tema, sob o ponto de vista do islamismo, induismo, taoismo, budismo, bahai, kuna e cristianismo. http://internationaltheologicalcommission.org.

No site do FSM tem toda a programação.

De Nancy a Dakar em byke (vélo)



Acompanhe o diário de bordo fantástico de Irene - Andrea, que partiram de Nancy (França) para o FSM em Dakar, de bicileta. Em cada postagem vários olhares. Mas o mais interessante é que, durante o percurso, eles estão conhecendo, conversando com pessoas que a midia não vai entrevistar, ouvir, apresentar pro mundo.

http://nancydakaravelo.free.fr/

Depois do Yasi supercélula de tempestade atinge Vitória


foto: winchesterweather.org.uk


Matéria no Sunrise

Assange pede a Julia Gillard para voltar para a Austrália

Ele gravou um video essa manhã, em Melbourne, onde agradece o apoio e wue o wlks deve continuar a publicar documentos secretos.
leia no site da ABC NEWS

Brasil 100 milhões de anos de estagnação evolutiva


Schizodactylus monstrosus
Tirada no Zoological Museum of the Zoological Institute of the Russian Academy of Sciences por Andrew Butko

Encontrado um fóssil, Schizodactylus groeningae, na Chapada do Araripe Ceará, cuja espécie, se comparada com os atuais, não evoluiu em 100 milhões de anos. Se a equipe de pesquisa andar mais pelo país vai encontrar mais, de terno e gravata.
Em inglês a matéria no ZooKeys