Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

CULT - Cannibal Holocaust



http://www.cannibalholocaust.net/

43° Festival de cinema de BSB

Começou hoje RESTRITA A CONVIDADOS e com distribuição de R$ 555 mil em prêmios, o 43° Festival de cinema de BSB. Na inauguração a orquestra sinfônica vai tocar alguma coisa que nem no site http://www.sc.df.gov.br/?sessao=materia&idMateria=5537&titulo=COMECA-O-FESTIVAL-DE-CINEMA eu consegui descobrir, e vão ser exibidos os filmes “50 anos em 5”, de José Eduardo Belmonte (curta), e “Lílian M: Relatório Confidencial”, de Carlos Reichenbach.

Mais
Sinfônica

Governadores pedem prioridade para duas propostas na Câmara

A primeira altera a Lei KandirA Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) dispensou do ICMS operações que destinem mercadorias para o exterior, bem como os serviços prestados a tomadores localizados no exterior. Com isso, estados e municípios perderam parcela da arrecadação de seus impostos. Essa lei disciplina o ressarcimento por parte da União até que outra lei estabeleça um mecanismo definitivo.
A lei também define regras para a cobrança do ICMS no comércio entre os estados. para criar a figura da substituição tributária nas operações de energia elétrica (PLP 352/02). A segunda (PEC 507/10) prorroga por tempo indeterminado o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, cuja vigência termina neste ano.
PEC 300
Os governadores também manifestaram-se contra a aprovação ainda neste ano das PECs 300/08 e 446/09, que estabelecem piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares. Eles querem discutir com os parlamentares a situação da segurança pública no Brasil como um todo, inclusive os salários dos policiais, mas são contra a aprovação da PEC em 2010.

Na íntegra

Comissão especial aprova Estatuto da Juventude

A Comissão Especial temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. do Estatuto da Juventude (PL 4529/04) aprovou há pouco o substitutivo da relatora, deputada Manuela D Ávila (PCdoB-RS). A relatora ressaltou que a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”, com o objetivo de criar um marco legal na área.

Manuela D Ávila lembrou que o estatuto ainda será discutido e votado pelo Plenário, “onde haverá espaço para os demais deputados, que não participaram da comissão especial, opinarem sobre o texto”.

O Estatuto da Juventude assegura uma série de direitos para jovens, incluindo meia passagem no transporte interestadual e intermunicipal e meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer.

Antes da aprovação, a relatora fez uma mudança no texto: retirou a parte que garante às instituições juvenis "assento junto aos órgãos da administração pública e das instituições de ensino públicas e privadas".
Tempo real:

* 16:05 - Comissão abre reunião para votar Estatuto da Juventude

Íntegra da proposta:

* PL-4529/2004

Reportagem - Maria Neves
Edição - Daniella Cronemberger

Encuentro Internacional de Mujeres y Pueblos de las Americas





Mujer te canto este himno
traigo la pura verdad,
incierto y crudo destino,
mi canto contigo está.

Mujer te canto este himno
traigo la pura verdad,
incierto y crudo destino,
mi canto contigo está.

En penumbra vive ese preciado ser
por no poder decir,
soltar su voz al viento,
tratar de resistir
sin perder el aliento,
sin parar ni un momento.

Siglos trabajando, dando amor,
la veces no reir sin lugar en el tiempo
donde queremos ir,
los machos del universo
escribamos ya otro verso.

Mujer te canto este himno
traigo la pura verdad,
incierto y crudo destino,
mi canto contigo está.

Mujer te canto este himno
traigo la pura verdad,
incierto y crudo destino,
mi canto contigo está.
(Orishas)

--------------------------------------------------

Estamos cansadas, às vezes com medo
Mas não esquecemos dos brincos
Da fita colorida no cabelo
Esmalte nas unhas, raro.
Mas a porta da casa aberta
O colo para a criança que saiu de outro ventre e mamou outras tetas
Pura solidariedade
Pura coragem
Pura Fé
Em uma mão a vela
Em outra a bandeira
No bico o filho que mama la leche buena
Nos lábios , a maciez para um beijo do amado.
Mesmo assim, por que nos maltratam, homens maus?
Nos deixam com os pratos a lavar, e sem respostas...
(Monica Martins/Novembro2010)

Recruta Zero



Exposição recebe peças originais de clássico norte-americano

O Museu Belas Artes de São Paulo – muBA apresenta a Exposição Recruta Zero, com desenhos originais de Mort Walker, um dos mais conhecidos cartunistas dos Estados Unidos. O personagem chegou ao auge do sucesso na década de 50, durante a Guerra da Coreia.

Peças de merchandising e vestuário do pracinha mais sossegado do mundo ficarão expostos na Galeria do Núcleo de Design da Unidade 3 até o dia 10 de dezembro de 2010.

Exposição Recruta Zero
Museu Belas Artes de São Paulo – muBA
Galeria do Núcleo de Design – Térreo
Rua José Antonio Coelho, 879
De 16 de novembro a 10 de dezembro de 2010
Segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas
Sábado, das 10 às 16 horas

fonte: Belas Artes

O olhar precioso de Darcy Ribeiro - até 30 dezembro


Exposição revela olhar fotográfico de Darcy Ribeiro

Da Agência Brasil

Brasília – Antropólogo, educador, escritor e político, Darcy Ribeiro (1922-1997) também deixou uma importante contribuição como fotógrafo, embora nunca tenha pretendido ser um profissional dessa área. Ao longo dos anos em que se dedicou à antropologia, produziu milhares de fotos das tribos indígenas que estudou em seus trabalhos de campo. Uma seleção desse acervo poderá ser vista na exposição O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro, que será inaugurada amanhã (22), às 19h, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

A mostra integra a série de eventos Brasilidade, uma realização do Ministério da Cultura que antecede a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, marcada para o dia 2 de dezembro próximo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, homenageando este ano Darcy Ribeiro.

O acervo faz parte do arquivo do antigo Serviço de Proteção aos Índios, órgão antecessor da atual Fundação Nacional do Índio (Funai) e no qual Darcy trabalhou como antropólogo. A exposição é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio.

Para o também antropólogo e fotógrafo Milton Guran, curador da mostra, Darcy Ribeiro não se limitou à preocupação etnográfica nas fotos que realizou. “Ao fotografar, ele misturava os ânimos da descoberta científica e da experiência humana que os encontros interculturais nos possibilitam. Em suas imagens, a impressão que temos é que Darcy se deu ao luxo de agir como um turista acidental, a cultivar relações e recolher lembranças”.

Constam da exposição 50 fotografias inéditas, produzidas pelo antropólogo durante seus trabalhos com os Kadiwéu, Urubu-Ka’apor e Ofayé-Xavante. A mostra se completa com a projeção do filme Um Dia de uma Tribo na Floresta Tropical, do cineasta Hans Foerthmann, recentemente restaurado e digitalizado. O filme conta a história dos Urubu-Ka’apor.

O Olhar Precioso de Darcy Ribeiro fica em cartaz até 30 de dezembro, e pode ser vista de terça a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h às 21h.

Edição: Rivadavia Severo