Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

UNILEIROS - A Unila escrita por seus alunos

"Conhecer cada pessoa ali com sua ideologia, com sua história faz com que eu cresça cada dia. Muito se há por construir, muitas são as discussões, muitas são as ideias, muitas são as divergencias; mas cada uma delas me deixa um pouco mais feliz porque vejo ali uma tentativa de caminhada.
Aproveito a postagem pra falar da expectativas. Cada vez mais a Unila cria novos cursos, novos professores e profissionais chegam."

Trecho de depoimento que pode ser lido, além de outros, sobre a UNILA no site UNILEIROS

Editorial Traficantes de Sueños

Desde sus inicios, la Editorial Traficantes de Sueños ha apostado por licencias de publicación que permiten compartir, como las Creative Commons. Así es como hemos conseguido que nuestros libros se puedan copiar, distribuir y comunicar públicamente sin ánimo de lucro...
Editorial Traficantes de Sueños

“Radio Aswad, Luchas de Mujeres por la tierra”

The Art of the Interview: Masterclass - Frontlineclub



http://frontlineclub.com/events/2011/02/masterclass-the-art-of-the-interview.html?utm_source=Frontline&utm_campaign=899c86f954-Announcing+February+events&utm_medium=email

Teologia em perspectiva de libertação estará em Dacar

A 4ª edição do Fórum Mundial de Teologia e Libertação será realizada de 5 a 11 de fevereiro de 2011, em Dacar (Senegal), dentro do próprio FSM e não paralelamente como nos anos anteriores. O FMTL participará com um grupo de oitenta teólogos de diferentes tradições e regiões do mundo, tendo por objetivo contribuir com as discussões da relação entre espiritualidade e ética a partir do diálogo entre tradições religiosas e práticas sociais.

A agenda do FMTL será dividida em dois momentos: oficinas no Fórum destinadas ao público geral e realização do Seminário de Elaboração Teológica voltado para sua delegação. Os temas das oficinas deverão dialogar com os eixos temáticos do FSM sob os seguintes aspectos:

Religiões, violência e paz
Sabedoria dos povos e Ética Mundial
Islamismo e cristianismo
Sanação, cura e libertação desde a Africa
Feminismo e libertação
Religiões, migração e libertação
Capitalismo e religião
Teologia e ecologia
Negritude, religião e libertação
Crise civilizatória e experiência religiosa
Comunidades Eclesiais de Base e Teologias da Libertação
Bens Comuns Universais e recursos espirituais


O Seminário de Elaboração Teológica tem o objetivo de aprofundar questões pertinentes à reflexão teológica contemporânea. Esses debates serão orientados pelas instituições que vêm orientando o FSM e o próprio FMTL nos últimos anos. A ideia principal será reconhecer pontos de convergências em meio à pluralidade cultural e religiosa, atendendo a uma consciência planetária e, ao mesmo tempo, uma sensibilidade as particularidades de cada contexto e seus sujeitos.

A delegação do FMTL ainda está em formação. O grupo consiste de participantes de edições anteriores do FMTL e convidados, ampliando sensivelmente a rede que o constitui. Desde 2005, o FMTL vem agregando institutos e associações teológicas de todos os continentes. Atualmente, ele forma uma ampla rede de profissionais acadêmicos, lideranças comunitárias e ativistas interessados nas questões suscitadas nesse processo.

Mais informações:

Secretaria Permanente do FMTL
T/f + 55 (51) 3320-3940
permanentsecretariat@wftl.org
www.wftl.org

Fórum Social Mundial 2011 - em Dakar

No ano que completa dez anos de existência, o Fórum Social Mundial experimenta um novo formato. Em 2010, movimentos sociais e organizações civis vão organizar em todo o mundo seus próprios fóruns para debater alternativas para a crise civilizatória que assola a humanidade. As respostas para essa crise - que muito mais que financeira, é também ética, política, ambiental, climática, de justiça, entre outros aspectos – só serão possíveis com a mobilização de diferentes atores da sociedade. É por isso que estamos convidando a todos os interessados a se juntarem a nós.

Para realizar um fórum ou mesmo uma atividade menor com a bandeira da Fórum Social Mundial é preciso, em primeiro lugar, estar alinhado com a carta de princípio do FSM. Além disso, assumir o compromisso de levar o tema crise civilizatória a debate durante o evento.

Os resultados das discussões devem ser compilados e encaminhados para o escritório (pelo e-mail fsm2010@ forumsocialmundial.org.br ou pelo endereço R. General Jardim, 660 – 8 andar – sala 81). Esses documentos servirão de base para a construção do Fórum Social Mundial 2011, que será realizado em Dakar (Senegal/África), em janeiro de 2011.

No http://www.worldsocialforum.info/press-room/useful-materials você encontra o logotipo do FSM 2010 em alta definição para ser utilizado nos materiais de comunicação dos eventos. Queremos o nosso do FSM logo em todos os continentes, todos os países, todos os estados, todas as cidades, todas os bairros, todas as esquinas. Só assim, com ampla participação da sociedade construiremos alternativas para o sistema neoliberal que nos levou a essas crises.

Leia abaixo o texto “Nossa reposta para a crise Global”. E confira no http://www.forumsocialmundial.org.br as listas dos eventos que compõe o Fórum Social Mundial 2010. Mais informações também podem ser obtidas no .

Nossas respostas à crise global

Desde a crise financeira do ano passado, muitos bancos foram salvos, mas o planeta e o futuro da humanidade continuam em risco. A maior parte das pessoas hoje vive de forma insegura e infeliz. Apesar de toda a propaganda do sistema hegemônico, é cada vez maior o número de pessoas que sabem que a forma como são obrigadas a viver tem que mudar.

Há dez anos, uma grande coalização da sociedade civil, nunca antes vista na história da humanidade, formada por um número inacreditável de organizações e redes sociais, se reuniram no processo do Fórum Social Mundial para dizer que "Outro mundo é possível".

Durante a última década, essa coalização cresceu e envolveu novos atores e regiões, dando a todos os envolvidos mais força para enfrentar nossas lutas, compartilhando boas práticas e visões.

Hoje, com todas as nossas diferenças e na nossa diversidade, estamos ainda mais convencido de que há maneiras de evitar a catástrofe climática, impedir o aumento da pobreza e do desemprego, e evitar novas devastações sociais e culturais, sem guerra, militarismo, colonialismo, patriarcado ou racismo.

Precisamos de uma outra sociedade, uma outra economia, uma nova relação entre a humanidade e a o planeta Terra e uma democracia mais radical. Ao longo de 2010, em todo o mundo, serão realizados encontros e reuniões para fortalecer nossas respostas alternativas à crise global, envolver novos atores, mobilizar novas energias sociais e desafiar o poder existente.

Aqui você encontra o mapa do nosso Fórum Social Mundial 2010: fóruns, seminários, reuniões, mobilizações e ações com as quais vamos responder à crise global. Aqui você pode adicionar o seu evento. Todos juntos, vamos respostas para o próximo Fórum Social Mundial, que será realizado na África, em Dacar, no Senegal, em janeiro de 2001.

Fonte: http://www.forumsocialmundial.org.br/index.php?cd_language=1



Está sendo formado uma equipe de voluntários locais de línguas africanas, mas precisamos também de profissionais experientes de fora do Senegal para outros idiomas. A lista final de idiomas será fechada a partir dos pedidos das delegações, entre eles estão Francês, Inglês, Português, Espanhol e Árabe.

Devido a restrições orçamentais, serão selecionados somente voluntários da África e da Europa. Em conformidade com as normas da Babels, trabalharemos para que haja um equilíbrio organizativo entre intérpretes com mais e menos experiência na cabine. O processo de seleção deve ser transparente e inclusivo. Vamos documentar cada etapa do processo de seleção e informar sobre o mesmo por meio do FSM2011 e da lista de correio eletrônico da Babels.
Disponibilidade: vamos organizar sessões de formação para intérpretes antes do Fórum. Se você puder chegar com antecedência para contribuir com esta formação, com outros fóruns antes do FSM ou tarefas gerais de logística, entre em contato conosco.

O Comitê Organizador do Fórum Social Mundial arcará com passagens aéreas e hospedagens. Haverá uma diária de 15.000 CFA / dia (22 €) para cobrir alimentação e transporte em Dacar. O alojamento será provavelmente em apartamentos compartilhados. Enviaremos informações sobre logística em breve. Interessados, acessem: http://goo.gl/KV1me e preencha o formulário. Entraremos em contato para confirmar sua inscrição. Se for selecionado, informaremos o mais breve possível.

Mais detalhes: logistique@wsf2011.org

As organizações podem requerer tradução simultânea para suas atividades, na ficha de inscrição de atividades. Atentem-se às taxas adicionais!


Voluntários

O Comitê Organizador do FSM2011 faz um chamado especial para pessoas que desejam ser voluntárias no evento. Além do Senegal, serão selecionadas pessoas de países vizinhos (Gâmbia, Guiné, Guiné-Conacri, Mali, Mauritânia), mas também são esperados grupos que venham da Europa, América, Ásia etc. Os interessados serão chamados prioritariamente se tiverem fluência em francês e/ou inglês. Para aqueles que não residem em Dacar, o Comitê não poderá arcar com despesas de passagem e hospedagem.

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição para voluntários. Mais informações: volontariat / volunteers: volontaire@wsf2011.org


Acomodação

A Comissão de Logística do Comitê Organizador preparou uma lista dos hotéis e outros tipos de hospedagens (apartamentos mobiliados, pousadas e casas de família).

Hotel: tarifas para grupos estão disponíveis em alguns hotéis, com os quais você pode fazer sua reserva diretamente acessando a lista aqui. Para aqueles que preferirem, uma equipe local pode facilitar as reservas não só para hotéis, mas apartamento, casa etc. Serviço de facilitação de hospedagem em Dacar - Facilitation dakarguestservices: http://www.dakarguestmultiservices.com/Reservation.html

Casas de família: A Comissão também está negociando tarifas para grupos e identificando famílias que desejem receber participantes. Para este fim, um formulário para hospedagem em casas de família foi feito para cadastrar essas famílias (Family Form for Homestay: http://fsm2011.org/en/accommodation-1). Para mais detalhes: secretariat@wsf2011.org / logistique@wsf2011.org e telefone + 221 / 33 825 13 81.

Visto

Para obter um visto o Comitê Organizador recomenda procurar as embaixadas e serviços consulares do Senegal em seus respectivos países e regiões. Esses serviços já foram informados pelas autoridades senegalesas que se comprometem em facilitar o visto.

Além disso, para países onde não há Embaixada do Senegal os participantes devem entrar em contato o mais cedo possível com a Secretaria da Comissão Organizadora. Os pedidos de carta-convite, quando necessário, devem ser enviados ao Comitê e de preferência em Inglês ou Francês.


secretariatcomiteforumdakar@yahoo.fr ou midiouf@yahoo.fr
T: 00221/ 33 825 13 81 ou 00221/ 77 632 67 80


Mais mais detalhes:

Site oficial: http://fsm2011.org/br
Secretaria : secretariat@wsf2011.org / secretariatcomiteforumdakar@yahoo.fr
Inscrições: enregistrement@wsf2011.org
Atvidades expandidas: dakaretendu2011@wsf2011.org
Voluntários: volontairiat@wsf2011.org
Logística: logisitque@wsf2011.org
Webmaster: webmaster@wsf2011.org

recebido por email de Luanda Gabriela, pesquisadora musical e cantora.

Nina Simone