Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sodade - Cesaria Evora

Carybé adoraria pintar Cesaria




Degas também



Ela é muito linda!!!



Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau

Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà

Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau

Ministério da Cultura amplia Pontos de Leitura nas Fábricas

Projeto é estendido à região do Grande ABC, em São Paulo, beneficiando mais de 70 mil pessoas

O Ministério da Cultura anunciou nesta quarta-feira (15/12) a ampliação do projeto Pontos de Leitura nas Fábricas. Além de Diadema (SP), onde as minibibliotecas foram implantadas desde julho passado, agora outras cinco cidades da Grande ABC receberão os espaços de leitura, beneficiando mais de 70 mil pessoas na região. Serão 25 novos Pontos de Leitura nas Fábricas, com investimento de R$ 700 mil, por meio do Programa Mais Cultura.

Em São Bernardo do Campo, onde o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, anunciou a expansão, a Mercedez Bens se mostrou interessada em aderir ao projeto. O Grupo Papaiz aproveitou a ocasião para entregar ao MinC pedido oficial de ampliação do projeto para o Brasil, levando-o para a unidade da empresa em Salvador (BA). Enquanto o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sugeriu a ampliação a todos os sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Cada Ponto de Leitura é composto por um acervo de 650 obras – exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, DVD’s, enciclopédias, entre outros – computador, impressora, estantes e pufes. Além de oferecer o acesso direto aos livros, o projeto prevê, ainda, que funcionários das empresas atuem como agentes de leitura, desenvolvendo atividades que estimulem seus colegas a interagir com o livro e o mundo literário. Desde o lançamento, em Diadema, foram mais de 4,3 mil atendimentos. Neste período, as empresas ampliaram os acervos – com doações da comunidade ou compra própria -, a quantidade de computadores e também investiram na assinatura de periódicos. Em algumas unidades, os funcionários solicitaram ainda que o ponto esteja aberto no período noturno. “Ao mesmo tempo em que é um lugar de acesso livre ao livro, o Ponto de Leitura é também um espaço de formação leitora”, afirma Piúba.

Expansão

Em Diadema, o projeto atende a 10 fábricas. Com o anúncio de hoje serão mais quatro na cidade, número igual em Mauá e em Santo André, duas em Ribeirão Pires, uma em Rio Grande da Serra e 10 em São Bernardo do Campo. A partir da parceria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com o MinC serão escolhidas as 25 novas indústrias a receber o projeto. Mas o presidente do sindicato, Sérgio Nobre, quer mais. Durante a cerimônia de ampliação do projeto, ele sugeriu que o MinC faça uma parceria com a CUT – que tem mais de 2,5 mil sindicatos filiados – e, desta forma, implante os pontos de leitura em todos eles. “Levar uma biblioteca para dentro da fábrica é uma conquista permanente, pois dá o acesso gratuito ao livro ao trabalhador e à sua família”, disse Nobre. Em Diadema, os pontos de leitura são integrados à rede de bibliotecas municipais e, com isso, os trabalhadores têm acesso a um acervo de 80 mil livros.

No evento, o diretor de Recursos Humanos da Mercedez Bens, Marcos Alves, também demonstrou interesse em levar o projeto à sua unidade, que tem mais de 10 mil funcionários.

Com seu ponto em funcionamento desde setembro, o Grupo Papaiz também pretende ampliar a ação. Em encontro com o diretor do MinC, a empresa entregou ofício solicitando um ponto de leitura na unidade de Salvador, que tem mais de 900 funcionários. Em Diadema são 450. “Sabemos que com esta iniciativa estamos ajudando a melhorar as pessoas”, diz o presidente do Conselho de Administração do grupo, Paulo Papaiz. Na empresa, o ponto foi instalado junto ao refeitório e, diferente das demais, houve a contratação de uma biblioteca para gerenciar o espaço. Além disso, o grupo faz campanha de doação de acervo e investe, todos os meses, R$ 1 mil na ampliação da quantidade de livros e DVS.

Além dos Pontos de Leitura nas Fábricas, o MinC, através do Concurso Pontos de Leitura – Edição Machado de Assis, apoiou 514 iniciativas da sociedade civil de incentivo à leitura. Outras 700 estão sendo apoiadas por meio de editais municipais ou estaduais, com recursos do Programa Mais Cultura e contrapartida dos governos locais.

Confira onde serão instalados os 25 Pontos de Leitura no ABC paulista

• 04 em Diadema (que já tem 10)
• 04 em Mauá
• 02 em Ribeirão Pires
• 01 em Rio Grande da Serra
• 04 em Santo André
• 10 em São Bernardo

fonte: MinC