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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tá com fome? Spanish Rice. Hmmmmmmmmmmmmmmm



Chico O'Farrill & Clark Terry

Assis Valente





radiousp

letras

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Sem grana suicidou-se. Em seu bolso o seguinte bilhete:

"Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos, e de tudo."

Espinho no pé...

LEI Nº 12.343, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de
Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Faço saber que o Congresso Nacional
decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1*o* Fica aprovado o Plano Nacional de Cultura, em conformidade com o §
3*o* do art. 215 da Constituição
Federal constante do Anexo, com duração de 10 (dez) anos e regido pelos seguintes
princípios:

I - liberdade de expressão, criação e fruição;

II - diversidade cultural;

III - respeito aos direitos humanos;

IV - direito de todos à arte e à cultura;

V - direito à informação, à comunicação e à crítica cultural;

VI - direito à memória e às tradições;

VII - responsabilidade socioambiental;

VIII - valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável;

IX - democratização das instâncias de formulação das políticas culturais;

X - responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas
culturais;

XI - colaboração entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento da
economia da cultura;

XII - participação e controle social na formulação e acompanhamento das
políticas culturais.

Art. 2*o* São objetivos do Plano Nacional de Cultura:

I - reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional
brasileira;

II - proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e
imaterial;

III - valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais;

IV - promover o direito à memória por meio dos museus, arquivos e coleções;

V - universalizar o acesso à arte e à cultura;

VI - estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional;

VII - estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores
simbólicos;

VIII - estimular a sustentabilidade socioambiental;

IX - desenvolver a economia da cultura, o mercado interno, o consumo
cultural e a exportação de bens, serviços e conteúdos culturais;

X - reconhecer os saberes, conhecimentos e expressões tradicionais e os
direitos de seus detentores;

XI - qualificar a gestão na área cultural nos setores público e privado;

XII - profissionalizar e especializar os agentes e gestores culturais;

XIII - descentralizar a implementação das políticas públicas de cultura;

XIV - consolidar processos de consulta e participação da sociedade na
formulação das políticas culturais;

XV - ampliar a presença e o intercâmbio da cultura brasileira no mundo
contemporâneo;

XVI - articular e integrar sistemas de gestão cultural.

capítulo ii

das atribuições do poder público

Art. 3*o* Compete ao poder público, nos termos desta Lei:

I - formular políticas públicas e programas que conduzam à efetivação dos
objetivos, diretrizes e metas do Plano;

II - garantir a avaliação e a mensuração do desempenho do Plano Nacional de
Cultura e assegurar sua efetivação pelos órgãos responsáveis;

III - fomentar a cultura de forma ampla, por meio da promoção e difusão, da
realização de editais e seleções públicas para o estímulo a projetos e
processos culturais, da concessão de apoio financeiro e fiscal aos agentes
culturais, da adoção de subsídios econômicos, da implantação regulada de
fundos públicos e privados, entre outros incentivos, nos termos da lei;

IV - proteger e promover a diversidade cultural, a criação artística e suas
manifestações e as expressões culturais, individuais ou coletivas, de todos
os grupos étnicos e suas derivações sociais, reconhecendo a abrangência da
noção de cultura em todo o território nacional e garantindo a multiplicidade
de seus valores e formações;

V - promover e estimular o acesso à produção e ao empreendimento cultural; a
circulação e o intercâmbio de bens, serviços e conteúdos culturais; e o
contato e a fruição do público com a arte e a cultura de forma universal;

VI - garantir a preservação do patrimônio cultural brasileiro, resguardando
os bens de natureza material e imaterial, os documentos históricos, acervos
e coleções, as formações urbanas e rurais, as línguas e cosmologias
indígenas, os sítios arqueológicos pré-históricos e as obras de arte,
tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência aos
valores, identidades, ações e memórias dos diferentes grupos formadores da
sociedade brasileira;

VII - articular as políticas públicas de cultura e promover a organização de
redes e consórcios para a sua implantação, de forma integrada com as
políticas públicas de educação, comunicação, ciência e tecnologia, direitos
humanos, meio ambiente, turismo, planejamento urbano e cidades,
desenvolvimento econômico e social, indústria e comércio, relações
exteriores, dentre outras;

VIII - dinamizar as políticas de intercâmbio e a difusão da cultura
brasileira no exterior, promovendo bens culturais e criações artísticas
brasileiras no ambiente internacional; dar suporte à presença desses
produtos nos mercados de interesse econômico e geopolítico do País;

IX - organizar instâncias consultivas e de participação da sociedade para
contribuir na formulação e debater estratégias de execução das políticas
públicas de cultura;

X - regular o mercado interno, estimulando os produtos culturais brasileiros
com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e regionais,
profissionalizando os agentes culturais, formalizando o mercado e
qualificando as relações de trabalho na cultura, consolidando e ampliando os
níveis de emprego e renda, fortalecendo redes de colaboração, valorizando
empreendimentos de economia solidária e controlando abusos de poder
econômico;

XI - coordenar o processo de elaboração de planos setoriais para as
diferentes áreas artísticas, respeitando seus desdobramentos e segmentações,
e também para os demais campos de manifestação simbólica identificados entre
as diversas expressões culturais e que reivindiquem a sua estruturação
nacional;

XII - incentivar a adesão de organizações e instituições do setor privado e
entidades da sociedade civil às diretrizes e metas do Plano Nacional de
Cultura por meio de ações próprias, parcerias, participação em programas e
integração ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais -
SNIIC.

§ 1*o* O Sistema Nacional de Cultura - SNC, criado por lei específica, será
o principal articulador federativo do PNC, estabelecendo mecanismos de
gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil.

§ 2*o* A vinculação dos Estados, Distrito Federal e Municípios às
diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura far-se-á por meio de termo
de adesão voluntária, na forma do regulamento.

§ 3*o* Os entes da Federação que aderirem ao Plano Nacional de Cultura
deverão elaborar os seus planos decenais até 1 (um) ano após a assinatura do
termo de adesão voluntária.

§ 4*o* O Poder Executivo federal, observados os limites orçamentários e
operacionais, poderá oferecer assistência técnica e financeira aos entes da
federação que aderirem ao Plano, nos termos de regulamento.

§ 5*o* Poderão colaborar com o Plano Nacional de Cultura, em caráter
voluntário, outros entes, públicos e privados, tais como empresas,
organizações corporativas e sindicais, organizações da sociedade civil,
fundações, pessoas físicas e jurídicas que se mobilizem para a garantia dos
princípios, objetivos, diretrizes e metas do PNC, estabelecendo termos de
adesão específicos.

§ 6*o* O Ministério da Cultura exercerá a função de coordenação executiva
do Plano Nacional de Cultura - PNC, conforme esta Lei, ficando responsável
pela organização de suas instâncias, pelos termos de adesão, pela
implantação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais -
SNIIC, pelo estabelecimento de metas, pelos regimentos e demais
especificações necessárias à sua implantação.

CAPÍTULO III

DO FINANCIAMENTO

Art. 4*o* Os planos plurianuais, as leis de diretrizes orçamentárias e as
leis orçamentárias da União e dos entes da federação que aderirem às
diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura disporão sobre os recursos a
serem destinados à execução das ações constantes do Anexo desta Lei.

Art. 5*o* O Fundo Nacional de Cultura, por meio de seus fundos setoriais,
será o principal mecanismo de fomento às políticas culturais.

Art. 6*o* A alocação de recursos públicos federais destinados às ações
culturais nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios deverá observar
as diretrizes e metas estabelecidas nesta Lei.

Parágrafo único. Os recursos federais transferidos aos Estados, ao Distrito
Federal e aos Municípios deverão ser aplicados prioritariamente por meio de
Fundo de Cultura, que será acompanhado e fiscalizado por Conselho de
Cultura, na forma do regulamento.

Art. 7*o* O Ministério da Cultura, na condição de coordenador executivo do
Plano Nacional de Cultura, deverá estimular a diversificação dos mecanismos
de financiamento para a cultura de forma a atender os objetivos desta Lei e
elevar o total de recursos destinados ao setor para garantir o seu
cumprimento.

CAPÍTULO IV

DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Art. 8*o* Compete ao Ministério da Cultura monitorar e avaliar
periodicamente o alcance das diretrizes e eficácia das metas do Plano
Nacional de Cultura com base em indicadores nacionais, regionais e locais
que quantifiquem a oferta e a demanda por bens, serviços e conteúdos, os
níveis de trabalho, renda e acesso da cultura, de institucionalização e
gestão cultural, de desenvolvimento econômico-cultural e de implantação
sustentável de equipamentos culturais.

Parágrafo único. O processo de monitoramento e avaliação do PNC contará com
a participação do Conselho Nacional de Política Cultural, tendo o apoio de
especialistas, técnicos e agentes culturais, de institutos de pesquisa, de
universidades, de instituições culturais, de organizações e redes
socioculturais, além do apoio de outros órgãos colegiados de caráter
consultivo, na forma do regulamento.

Art. 9*o* Fica criado o Sistema Nacional de Informações e Indicadores
Culturais - SNIIC, com os seguintes objetivos:

I - coletar, sistematizar e interpretar dados, fornecer metodologias e
estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das
necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento,
gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas
culturais em geral, verificando e racionalizando a implementação do PNC e
sua revisão nos prazos previstos;

II - disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações
relevantes para a caracterização da demanda e oferta de bens culturais, para
a construção de modelos de economia e sustentabilidade da cultura, para a
adoção de mecanismos de indução e regulação da atividade econômica no campo
cultural, dando apoio aos gestores culturais públicos e privados;

III - exercer e facilitar o monitoramento e avaliação das políticas públicas
de cultura e das políticas culturais em geral, assegurando ao poder público
e à sociedade civil o acompanhamento do desempenho do PNC.

Art. 10. O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC
terá as seguintes características:

I - obrigatoriedade da inserção e atualização permanente de dados pela União
e pelos Estados, Distrito Federal e Municípios que vierem a aderir ao Plano;


II - caráter declaratório;

III - processos informatizados de declaração, armazenamento e extração de
dados;

IV - ampla publicidade e transparência para as informações declaradas e
sistematizadas, preferencialmente em meios digitais, atualizados
tecnologicamente e disponíveis na rede mundial de computadores.

§ 1*o* O declarante será responsável pela inserção de dados no programa de
declaração e pela veracidade das informações inseridas na base de dados.

§ 2*o* As informações coletadas serão processadas de forma sistêmica e
objetiva e deverão integrar o processo de monitoramento e avaliação do PNC.

§ 3*o* O Ministério da Cultura poderá promover parcerias e convênios com
instituições especializadas na área de economia da cultura, de pesquisas
socioeconômicas e demográficas para a constituição do Sistema Nacional de
Informações e Indicadores Culturais - SNIIC.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 11. O Plano Nacional de Cultura será revisto periodicamente, tendo
como objetivo a atualização e o aperfeiçoamento de suas diretrizes e metas.

Parágrafo único. A primeira revisão do Plano será realizada após 4 (quatro)
anos da promulgação desta Lei, assegurada a participação do Conselho
Nacional de Política Cultural - CNPC e de ampla representação do poder
público e da sociedade civil, na forma do regulamento.

Art. 12. O processo de revisão das diretrizes e estabelecimento de metas
para o Plano Nacional de Cultura - PNC será desenvolvido pelo Comitê
Executivo do Plano Nacional de Cultura.

§ 1*o* O Comitê Executivo será composto por membros indicados pelo
Congresso Nacional e pelo Ministério da Cultura, tendo a participação de
representantes do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC, dos entes
que aderirem ao Plano Nacional de Cultura - PNC e do setor cultural.

§ 2*o* As metas de desenvolvimento institucional e cultural para os 10
(dez) anos de vigência do Plano serão fixadas pela coordenação executiva do
Plano Nacional de Cultura - PNC a partir de subsídios do Sistema Nacional de
Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e serão publicadas em 180 (cento
e oitenta) dias a partir da entrada em vigor desta Lei.

Art. 13. A União e os entes da federação que aderirem ao Plano deverão dar
ampla publicidade e transparência ao seu conteúdo, bem como à realização de
suas diretrizes e metas, estimulando a transparência e o controle social em
sua implementação.

Art. 14. A Conferência Nacional de Cultura e as conferências setoriais
serão realizadas pelo Poder Executivo federal, enquanto os entes que
aderirem ao PNC ficarão responsáveis pela realização de conferências no
âmbito de suas competências para o debate de estratégias e o estabelecimento
da cooperação entre os agentes públicos e a sociedade civil para a
implementação do Plano Nacional de Cultura - PNC.

Parágrafo único. Fica sob responsabilidade do Ministério da Cultura a
realização da Conferência Nacional de Cultura e de conferências setoriais,
cabendo aos demais entes federados a realização de conferências estaduais e
municipais para debater estratégias e estabelecer a cooperação entre os
agentes públicos e da sociedade civil para a implantação do PNC e dos demais
planos.

Art. 15. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 2 de dezembro de 2010; 189*o* da Independência e 122*o* da
República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
*Guido Mantega
João Luiz Silva Ferreira*

Este texto não substitui o publicado no DOU de 3.12.2010

Anexo

PLANO NACIONAL DE CULTURA:

DIRETRIZES, ESTRATÉGIAS E AÇÕES

CAPÍTULO I – DO ESTADO
FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO
NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS
INTENSIFICAR O PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS
E AÇÕES VOLTADAS AO CAMPO CULTURAL
CONSOLIDAR A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CULTURA

O Plano Nacional de Cultura está voltado ao estabelecimento de princípios,
objetivos, políticas, diretrizes e metas para gerar condições de
atualização, desenvolvimento e preservação das artes e das expressões
culturais, inclusive aquelas até então desconsideradas pela ação do Estado
no País.

O Plano reafirma uma concepção ampliada de cultura, entendida como fenômeno
social e humano de múltiplos sentidos. Ela deve ser considerada em toda a
sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e
estética.

O Plano ressalta o papel regulador, indutor e fomentador do Estado,
afirmando sua missão de valorizar, reconhecer, promover e preservar a
diversidade cultural existente no Brasil.

Aos governos e suas instituições cabem a formulação de políticas públicas,
diretrizes e critérios, o planejamento, a implementação, o acompanhamento, a
avaliação, o monitoramento e a fiscalização das ações, projetos e programas
na área cultural, em diálogo com a sociedade civil.

O Sistema Nacional de Cultura - SNC, criado por lei específica, e o Sistema
Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC orientarão a
instituição de marcos legais e instâncias de participação social, o
desenvolvimento de processos de avaliação pública, a adoção de mecanismos de
regulação e indução do mercado e da economia da cultura, assim como a
territorialização e a nacionalização das políticas culturais.

Compete ao Estado:

• FORMULAR POLÍTICAS PÚBLICAS, identificando as áreas estratégicas de nosso
desenvolvimento sustentável e de nossa inserção geopolítica no mundo
contemporâneo, fazendo confluir vozes e respeitando os diferentes agentes
culturais, atores sociais, formações humanas e grupos étnicos.

• QUALIFICAR A GESTÃO CULTURAL, otimizando a alocação dos recursos públicos
e buscando a complementaridade com o investimento privado, garantindo a
eficácia e a eficiência, bem como o atendimento dos direitos e a cobrança
dos deveres, aumentando a racionalização dos processos e dos sistemas de
governabilidade, permitindo maior profissionalização e melhorando o
atendimento das demandas sociais.

• FOMENTAR A CULTURA de forma ampla, estimulando a criação, produção,
circulação, promoção, difusão, acesso, consumo, documentação e memória,
também por meio de subsídios à economia da cultura, mecanismos de crédito e
financiamento, investimento por fundos públicos e privados, patrocínios e
disponibilização de meios e recursos.

• PROTEGER E PROMOVER A DIVERSIDADE CULTURAL, reconhecendo a complexidade e
abrangência das atividades e valores culturais em todos os territórios,
ambientes e contextos populacionais, buscando dissolver a hierarquização
entre alta e baixa cultura, cultura erudita, popular ou de massa, primitiva
e civilizada, e demais discriminações ou preconceitos.

• AMPLIAR E PERMITIR O ACESSO compreendendo a cultura a partir da ótica dos
direitos e liberdades do cidadão, sendo o Estado um instrumento para
efetivação desses direitos e garantia de igualdade de condições, promovendo
a universalização do acesso aos meios de produção e fruição cultural,
fazendo equilibrar a oferta e a demanda cultural, apoiando a implantação dos
equipamentos culturais e financiando a programação regular destes.

• PRESERVAR O PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL, resguardando bens,
documentos, acervos, artefatos, vestígios e sítios, assim como as
atividades, técnicas, saberes, linguagens e tradições que não encontram
amparo na sociedade e no mercado, permitindo a todos o cultivo da memória
comum, da história e dos testemunhos do passado.

• AMPLIAR A COMUNICAÇÃO E POSSIBILITAR A TROCA ENTRE OS DIVERSOS AGENTES
CULTURAIS, criando espaços, dispositivos e condições para iniciativas
compartilhadas, o intercâmbio e a cooperação, aprofundando o processo de
integração nacional, absorvendo os recursos tecnológicos, garantindo as
conexões locais com os fluxos culturais contemporâneos e centros culturais
internacionais, estabelecendo parâmetros para a globalização da cultura.

• DIFUNDIR OS BENS, CONTEÚDOS E VALORES oriundos das criações artísticas e
das expressões culturais locais e nacionais em todo o território brasileiro
e no mundo, assim como promover o intercâmbio e a interação desses com seus
equivalentes estrangeiros, observando os marcos da diversidade cultural para
a exportação de bens, conteúdos, produtos e serviços culturais.

• ESTRUTURAR E REGULAR A ECONOMIA DA CULTURA, construindo modelos
sustentáveis, estimulando a economia solidária e formalizando as cadeias
produtivas, ampliando o mercado de trabalho, o emprego e a geração de renda,
promovendo o equilíbrio regional, a isonomia de competição entre os agentes,
principalmente em campos onde a cultura interage com o mercado, a produção e
a distribuição de bens e conteúdos culturais internacionalizados.

São fundamentais para o exercício da função do Estado:

• o compartilhamento de responsabilidades e a cooperação entre os entes
federativos;

• a instituição e atualização de marcos legais;

• a criação de instâncias de participação da sociedade civil;

• a cooperação com os agentes privados e as instituições culturais;

• a relação com instituições universitárias e de pesquisa;

• a disponibilização de informações e dados qualificados;

• a territorialização e a regionalização das políticas culturais;

• a atualização dos mecanismos de fomento, incentivo e financiamento à
atividade cultural;

• a construção de estratégias culturais de internacionalização e de
integração em blocos geopolíticos e mercados globais.

ESTRATÉGIAS E AÇÕES

1.1 Fortalecer a gestão das políticas públicas para a cultura, por meio da
ampliação das capacidades de planejamento e execução de metas, a articulação
das esferas dos poderes públicos, o estabelecimento de redes institucionais
das três esferas de governo e a articulação com instituições e empresas do
setor privado e organizações da sociedade civil.

1.1.1 Consolidar a implantação do Sistema Nacional de Cultura - SNC como
instrumento de articulação, gestão, informação, formação, fomento e promoção
de políticas públicas de cultura com participação e controle da sociedade
civil e envolvendo as três esferas de governo (federal, estadual e
municipal). A implementação do Sistema Nacional de Cultura - SNC deve
promover, nessas esferas, a constituição ou fortalecimento de órgãos
gestores da cultura, conselhos de política cultural, conferências de
cultura, fóruns, colegiados, sistemas setoriais de cultura, comissões
intergestoras, sistemas de financiamento à cultura, planos e orçamentos
participativos para a cultura, sistemas de informação e indicadores
culturais e programas de formação na área da cultura. As diretrizes da
gestão cultural serão definidas por meio das respectivas Conferências e
Conselhos de Política Cultural, compostos por, no mínimo, 50% (cinquenta por
cento) de membros da sociedade civil, eleitos democraticamente. Os Órgãos
Gestores devem apresentar periodicamente relatórios de gestão para avaliação
nas instâncias de controle social do Sistema Nacional de Cultura - SNC.

1.1.2 Apoiar iniciativas em torno da constituição de agendas, frentes e
comissões parlamentares dedicadas a temas culturais, tais como a elevação de
dotação orçamentária, o aprimoramento dos marcos legais, o fortalecimento
institucional e o controle social.

1.1.3 Descentralizar o atendimento do Ministério da Cultura no território
nacional, sistematizar as ações de suas instituições vinculadas e fortalecer
seus quadros institucionais e carreiras, otimizando o emprego de recursos e
garantindo o exercício de suas competências.

1.1.4 Consolidar a implantação do Sistema Nacional de Cultura - SNC, como
instrumento de articulação para a gestão e profissionalização de agentes
executores de políticas públicas de cultura, envolvendo a União, Estados,
Distrito Federal, Municípios e sociedade civil.

1.1.5 Atribuir a divisão de competências entre órgãos federais, estaduais e
municipais, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura - SNC, bem como das
instâncias de formulação, acompanhamento e avaliação da execução de
políticas públicas de cultura.

1.1.6 Estimular a criação e instalação de secretarias municipais e
estaduais de cultura em todo o território nacional, garantindo o atendimento
das demandas dos cidadãos e a proteção dos bens e valores culturais.

1.1.7 Estimular a constituição ou fortalecimento de órgãos gestores,
conselhos consultivos, conferências, fóruns, colegiados e espaços de
interlocução setorial, democráticos e transparentes, apoiando a ação dos
fundos de fomento, acompanhando a implementação dos planos e, quando
possível, criando gestão participativa dos orçamentos para a cultura.

1.1.8 Estabelecer programas de cooperação técnica entre os entes da
Federação para a elaboração de planos e do planejamento das políticas
públicas, organizando consórcios e redes.

1.1.9 Estabelecer sistemas de integração de equipamentos culturais e
fomentar suas atividades e planos anuais, desenvolvendo metas qualitativas
de aprimoramento e atualização de seus modelos institucionais, de
financiamento, de gestão e de atendimento ao público e elaborando programas
para cada um dos seus focos setoriais de política pública.

1.1.10 Aprimorar e ampliar os mecanismos de comunicação e de colaboração
entre os órgãos e instituições públicos e organizações sociais e institutos
privados, de modo a sistematizar informações, referências e experiências
acumuladas em diferentes setores do governo, iniciativa privada e
associações civis.

1.1.11 Fortalecer as políticas culturais setoriais visando à
universalização do acesso e garantia ao exercício do direito à cultura.

1.2 Consolidar a implantação do Sistema Nacional de Informações e
Indicadores Culturais - SNIIC como instrumento de acompanhamento, avaliação
e aprimoramento da gestão e das políticas públicas de cultura.

1.2.1 Estabelecer padrões de cadastramento, mapeamento e síntese das
informações culturais, a fim de orientar a coleta pela União, Estados,
Distrito Federal e Municípios de dados relacionados à gestão, à formação, à
produção e à fruição de obras, atividades e expressões artísticas e
culturais.

1.2.2 Estabelecer, no âmbito do Sistema Nacional de Informações e
Indicadores Culturais - SNIIC, os indicadores de acompanhamento e avaliação
deste Plano Nacional.

1.2.3 Disseminar subsídios para formulação, implementação, gestão e
avaliação das políticas culturais.

1.2.4 Implantar uma instituição pública nacional de estudos e pesquisas
culturais.

1.3 Estimular a diversificação dos mecanismos de financiamento para a
cultura e a coordenação entre os diversos agentes econômicos (governos,
instituições e empresas públicas e privadas, instituições bancárias e de
crédito) de forma a elevar o total de recursos destinados aos setores
culturais e atender às necessidades e peculiaridades de suas áreas.

1.3.1 Incentivar a formação de consórcios intermunicipais, de modo a elevar
a eficiência e a eficácia das ações de planejamento e execução de políticas
regionais de cultura.

1.3.2 Elaborar, em parceria com bancos e agências de crédito, modelos de
financiamento para as artes e manifestações culturais, que contemplem as
particularidades e dinâmicas de suas atividades.

1.3.3 Promover o investimento para a pesquisa de inovação e a produção
cultural independente e regional.

1.3.4 Realizar acordos com bancos e fundos públicos e privados de
financiamento para oferecimento de linhas de crédito especiais para a
produção artística e cultural, viabilizando a sua produção e circulação
comercial.

1.3.5 Estimular o investimento privado de risco em cultura e a criação de
fundos de investimento.

1.3.6 Estimular nos bancos estatais e de fomento linhas de crédito
subsidiado para comunidades detentoras de bens culturais, para que possam
realizar ações de preservação, de restauração, de promoção e de salvaguarda
do patrimônio cultural.

1.3.7 Criar, em parceria com bancos públicos e bancos de fomento, linhas de
crédito subsidiado para o financiamento da requalificação de imóveis
públicos e privados situados em sítios históricos.

1.4 Ampliar e desconcentrar os investimentos em produção, difusão e fruição
cultural, visando ao equilíbrio entre as diversas fontes e à redução das
disparidades regionais e desigualdades sociais, com prioridade para os
perfis populacionais e identitários historicamente desconsiderados em termos
de apoio, investimento e interesse comercial.

1.4.1 Estabelecer critérios transparentes para o financiamento público de
atividades que fortaleçam a diversidade nacional, o bem-estar social e a
integração de esforços pelo desenvolvimento sustentável e socialmente justo.


1.4.2 Articular os marcos regulatórios dos mecanismos de fomento e
incentivo das esferas federal, estadual e municipal.

1.4.3 Aprimorar os instrumentos legais de forma a dar transparência e
garantir o controle social dos processos de seleção e de prestação de contas
de projetos incentivados com recursos públicos.

1.4.4 Ampliar e regulamentar as contrapartidas socioculturais, de
desconcentração regional, de acesso, de apoio à produção independente e de
pesquisa para o incentivo a projetos com recursos oriundos da renúncia
fiscal.

1.4.5 Ampliar e aprimorar a divulgação dos programas, ações e editais
públicos de apoio à cultura.

1.4.6 Ampliar o uso de editais e comissões de seleção pública com a
participação de representantes da sociedade na escolha de projetos para
destinação de recursos públicos provenientes do orçamento e da renúncia
fiscal, garantindo regras transparentes e ampla divulgação.

1.4.7 Incentivar o uso de editais pelas entidades financiadoras privadas,
bem como por organizações não governamentais e outras instituições que
ofereçam recursos para cultura.

1.4.8 Ampliar as linhas de financiamento e fomento à produção independente
de conteúdos para rádio, televisão, internet e outras mídias, com vistas na
democratização dos meios de comunicação e na valorização da diversidade
cultural.

1.4.9 Incentivar a criação de linhas de financiamento e fomento para
modelos de negócios culturais inovadores.

1.5 Fortalecer o Fundo Nacional de Cultura como mecanismo central de
fomento.

1.5.1 Estabelecer programas de financiamento conjunto entre as três esferas
da federação, por meio da reformulação do Fundo Nacional de Cultura.

1.5.2 Induzir à criação e à padronização dos fundos estaduais e municipais
de cultura, por meio da regulamentação dos mecanismos de repasse do Fundo
Nacional de Cultura, estimulando contrapartidas orçamentárias locais para o
recurso federal alocado.

1.5.3 Estimular a criação, o aprimoramento do gerenciamento técnico dos
empenhos e o controle social dos fundos de cultura, priorizando a
distribuição de recursos por meio de mecanismos de seleção pública e de
editais de chamamento de projetos.

1.5.4 Estabelecer programas específicos para setores culturais,
principalmente para artes visuais, música, artes cênicas, literatura,
audiovisual, patrimônio, museus e diversidade cultural, garantindo
percentuais equilibrados de alocação de recursos em cada uma das políticas
setoriais.

1.5.5 Estabelecer mecanismos complementares de fomento e financiamento
tornando o FNC sócio de empreendimentos culturais e permitindo a
incorporação de receitas advindas do sucesso comercial dos projetos.

1.5.6 Ampliar as fontes de recursos do Fundo Nacional de Cultura, buscando
fontes em extrações das loterias federais, doações e outros montantes para
além dos oriundos do caixa geral da União.

1.6 Aprimorar o mecanismo de incentivo fiscal, de forma a aproveitar seus
recursos no sentido da desconcentração regional, sustentabilidade e
alinhamento às políticas públicas.

1.6.1 Estimular a construção de diretrizes para o incentivo fiscal, de modo
a permitir uma melhor distribuição dos recursos oriundos da renúncia,
gerando maior distribuição no território nacional e entre as diferentes
atividades culturais.

1.6.2 Estabelecer percentuais diferenciados de renúncia fiscal baseados em
critérios objetivos que permitam aferir o nível de comprometimento do
projeto com as políticas públicas de cultura.

1.6.3 Estimular a contrapartida do setor privado e das empresas usuárias
dos mecanismos de compensação tributária, de modo a aumentar os montantes de
recursos de copatrocínio e efetivar a parceria do setor público e do setor
privado no campo da cultura.

1.6.4 Estimular pessoas físicas a investir em projetos culturais por meio
dos mecanismos de renúncia fiscal, principalmente em fundos fiduciários que
gerem a sustentabilidade de longo prazo em instituições e equipamentos
culturais.

1.6.5 Promover a autonomia das instituições culturais na definição de suas
políticas, regulando e incentivando sua independência em relação às empresas
patrocinadoras.

1.7 Sistematizar instrumentos jurídicos e normativos para o aprimoramento
dos marcos regulatórios da cultura, com o objetivo de fortalecer as leis e
regimentos que ordenam o setor cultural.

1.7.1 Fortalecer as comissões de cultura no Poder Legislativo federal,
estadual e municipal, estimulando a participação de mandatos e bancadas
parlamentares no constante aprimoramento e na revisão ocasional das leis,
garantindo os interesses públicos e os direitos dos cidadãos.

1.7.2 Promover programas de cooperação técnica para atualização e
alinhamento das legislações federais, estaduais e municipais, aprimorando os
marcos jurídicos locais de institucionalização da política pública de
cultura.

1.7.3 Estabelecer instrumentos normativos relacionados ao patrimônio
cultural para o desenvolvimento dos marcos regulatórios de políticas
territoriais urbanas e rurais, de arqueologia pré-histórica e de história da
arte.

1.7.4 Garantir a participação efetiva dos órgãos executivos e comissões
legislativas de cultura nos processos de elaboração, revisão e execução da
lei orgânica e dos planos diretores dos Municípios.

1.7.5 Contribuir para a definição dos marcos legais e organizacionais que
ordenarão o desenvolvimento tecnológico, a sustentabilidade e a
democratização da mídia audiovisual e digital.

1.7.6 Estimular a participação dos órgãos gestores da política pública de
cultura no debate sobre a atualização das leis de comunicação social,
abrangendo os meios impressos, eletrônicos e de internet, bem como os
serviços de infraestrutura de telecomunicações e redes digitais.

1.7.7 Fortalecer e aprimorar os mecanismos regulatórios e legislativos de
proteção e gestão do patrimônio cultural, histórico e artístico e dos museus
brasileiros.

1.8 Instituir e aprimorar os marcos regulatórios em articulação com o
Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e organizações internacionais
dedicadas ao tema.

1.8.1 Revisar a legislação tributária aplicada às indústrias da cultura,
especialmente os segmentos do audiovisual, da música e do livro, levando em
conta os índices de acesso em todo o território nacional e o advento da
convergência digital da mídia, sem prejuízo aos direitos dos criadores.

1.8.2 Instituir instrumentos tributários diferenciados para beneficiar a
produção, difusão, circulação e comercialização de bens, produtos e serviços
culturais.

1.8.3 Criar políticas fiscais capazes de carrear recursos oriundos do
turismo em benefício dos bens e manifestações de arte e cultura locais.

1.8.4 Criar regras nacionais de tributação adequadas à especificidade das
atividades artísticas e culturais itinerantes.

1.8.5 Promover o tratamento igualitário no que tange ao controle da saída e
entrada de bens culturais no País, desburocratizando os seus trâmites e
simplificando a legislação para o trânsito e recepção de obras para
exposições. Contribuir para o combate ao tráfico ilícito de bens culturais.

1.8.6 Estabelecer o direito de preferência do Estado brasileiro sobre as
instituições estrangeiras em ocasiões de venda de obras de arte nacionais de
interesse público.

1.9 Fortalecer a gestão pública dos direitos autorais, por meio da expansão
e modernização dos órgãos competentes e da promoção do equilíbrio entre o
respeito a esses direitos e a ampliação do acesso à cultura.

1.9.1 Criar instituição especificamente voltada à promoção e regulação de
direitos autorais e suas atividades de arrecadação e distribuição.

1.9.2 Revisar a legislação brasileira sobre direitos autorais, com vistas
em equilibrar os interesses dos criadores, investidores e usuários,
estabelecendo relações contratuais mais justas e critérios mais
transparentes de arrecadação e distribuição.

1.9.3 Aprimorar e acompanhar a legislação autoral com representantes dos
diversos agentes envolvidos com o tema, garantindo a participação da
produção artística e cultural independente, por meio de consultas e debates
abertos ao público.

1.9.4 Adequar a regulação dos direitos autorais, suas limitações e
exceções, ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

1.9.5 Criar marcos legais de proteção e difusão dos conhecimentos e
expressões culturais tradicionais e dos direitos coletivos das populações
detentoras desses conhecimentos e autoras dessas manifestações, garantindo a
participação efetiva dessas comunidades nessa ação.

1.9.6 Descentralizar o registro de obras protegidas por direitos autorais,
por meio da abertura de representações estaduais dos escritórios de
registro, e facilitar o registro de obras nos órgãos competentes.

1.9.7 Regular o funcionamento de uma instância administrativa especializada
na mediação de conflitos e arbitragem no campo dos direitos autorais, com
destaque para os problemas relacionados à gestão coletiva de direitos.

1.9.8 Estimular a criação e o aperfeiçoamento técnico das associações
gestoras de direitos autorais e adotar medidas que tornem suas gestões mais
democráticas e transparentes.

1.9.9 Promover a defesa de direitos associados ao patrimônio cultural, em
especial os direitos de imagem e de propriedade intelectual coletiva de
populações detentoras de saberes tradicionais, envolvendo-as nessa ação.

1.9.10 Garantir aos povos e comunidades tradicionais direitos sobre o uso
comercial sustentável de seus conhecimentos e expressões culturais.
Estimular sua participação na elaboração de instrumentos legais que
assegurem a repartição equitativa dos benefícios resultantes desse mercado.

1.9.11 Estabelecer mecanismos de proteção aos conhecimentos tradicionais e
expressões culturais, reconhecendo a importância desses saberes no valor
agregado aos produtos, serviços e expressões da cultura brasileira.

1.9.12 Incentivar o desenvolvimento de modelos solidários de licenciamento
de conteúdos culturais, com o objetivo de ampliar o reconhecimento dos
autores de obras intelectuais, assegurar sua propriedade intelectual e
expandir o acesso às manifestações culturais.

1.9.13 Incentivar e fomentar o desenvolvimento de produtos e conteúdos
culturais intensivos em conhecimento e tecnologia, em especial sob regimes
flexíveis de propriedade intelectual.

1.9.14 Promover os interesses nacionais relativos à cultura nos organismos
internacionais de governança sobre o Sistema de Propriedade Intelectual e
outros foros internacionais de negociação sobre o comércio de bens e
serviços.

1.9.15 Qualificar os debates sobre revisão e atualização das regras
internacionais de propriedade intelectual, com vistas em compensar as
condições de desigualdade dos países em desenvolvimento em relação aos
países desenvolvidos.

1.10 Promover uma maior articulação das políticas públicas de cultura com
as de outras áreas, como educação, meio ambiente, desenvolvimento social,
planejamento urbano e econômico, turismo, indústria e comércio.

1.10.1 Construir um sistema de gestão compartilhada e em rede para as
políticas de cultura intersetoriais de modo a ampliar a participação social
no monitoramento, avaliação e revisão de programas, projetos e ações.

1.10.2 (VETADO)

1.10.3 Estabelecer um sistema articulado de ações entre as diversas
instâncias de governo e os meios de comunicação públicos, de modo a garantir
a transversalidade de efeitos dos recursos aplicados no fomento à difusão
cultural.

1.10.4 Estabelecer a participação contínua dos órgãos culturais nas
instâncias intersetoriais e nas ações das instituições responsáveis pelo
desenvolvimento científico e tecnológico que definem e implementam as
políticas de inclusão e de distribuição da infraestrutura de serviços de
conexão às redes digitais.

1.10.5 Articular os órgãos federais, estaduais e municipais e
representantes da sociedade civil e do empresariado na elaboração e
implementação da política intersetorial de cultura e turismo, estabelecendo
modelos de financiamento e gestão compartilhada e em rede.

1.10.6 Construir instrumentos integrados de preservação, salvaguarda e
gestão do patrimônio em todas as suas vertentes e dimensões, incluindo
desenvolvimento urbano, turismo, meio ambiente, desenvolvimento econômico e
planejamento estratégico, entre outras.

1.10.7 Estabelecer uma agenda compartilhada de programas, projetos e ações
entre os órgãos de cultura e educação municipais, estaduais e federais, com
o objetivo de desenvolver diagnósticos e planos conjuntos de trabalho.
Instituir marcos legais e articular as redes de ensino e acesso à cultura.

1.10.8 Atuar em conjunto com os órgãos de educação no desenvolvimento de
atividades que insiram as artes no ensino regular como instrumento e tema de
aprendizado, com a finalidade de estimular o olhar crítico e a expressão
artístico-cultural do estudante.

1.10.9 Realizar programas em parceria com os órgãos de educação para que as
escolas atuem também como centros de produção e difusão cultural da
comunidade.

1.10.10 Incentivar pesquisas e elaboração de materiais didáticos e de
difusão referentes a conteúdos multiculturais, étnicos e de educação
patrimonial.

1.10.11 Estabelecer uma política voltada ao desenvolvimento de ações
culturais para a infância e adolescência, com financiamento e modelo de
gestão compartilhado e intersetorial.

1.10.12 Promover políticas, programas e ações voltados às mulheres,
relações de gênero e LGBT, com fomento e gestão transversais e
compartilhados.

1.11 Dinamizar as políticas de intercâmbio e difusão da cultura brasileira
no exterior, em parceria com as embaixadas brasileiras e as representações
diplomáticas do País no exterior, a fim de afirmar a presença da arte e da
cultura brasileiras e seus valores distintivos no cenário global,
potencializar os intercâmbios econômicos e técnicos na área e a exportação
de produtos e consolidar as redes de circulação e dos mercados consumidores
de bens, conteúdos e serviços culturais.

1.11.1 Instituir uma agência de cooperação cultural internacional vinculada
ao Ministério da Cultura e desenvolver estratégias constantes de
internacionalização da arte e da cultura brasileiras no mundo contemporâneo.


1.11.2 Fomentar projetos e ações de promoção da arte e da diversidade
cultural brasileiras em todo o mundo, por meio da valorização de suas
diferentes contribuições, seus potenciais de inovação e de experimentação
diante da cultura global.

1.11.3 Fortalecer a participação brasileira nas redes, fóruns, reuniões de
especialistas, encontros bilaterais, acordos multilaterais e em
representações nos organismos internacionais, ligados à cultura, dando
amplitude e divulgação às suas discussões, afirmando princípios, conceitos,
objetivos e diretrizes estratégicas de nossa política cultural.

1.11.4 Desenvolver políticas públicas para estimular o trânsito da arte e
das manifestações culturais nas regiões fronteiriças brasileiras, ampliando
o relacionamento com outros países do continente.

1.11.5 Estimular a circulação de bens culturais e valores, incentivando a
construção de equipamentos culturais nas áreas de fronteira, com o objetivo
de promover a integração dos países limítrofes.

1.11.6 Articular órgãos e políticas de cultura e relações exteriores para
constituir e aprofundar programas sobre temas e experiências culturais com
outras nações, sobretudo no âmbito do Mercosul, da América Latina, da
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dando destaque também ao
intercâmbio com China, Rússia, Índia e África do Sul.

1.11.7 Articular políticas de cultura e intercâmbio para aprofundar temas e
experiências culturais com os países do continente africano, os países
árabes, o continente europeu e os demais países que participaram dos fluxos
migratórios que contribuíram para a formação da população brasileira.

1.11.8 Promover planos bilaterais e multilaterais de cooperação técnica e
financeira, visando à troca de experiências, conhecimentos e metodologias
para a viabilização de programas nacionais.

1.11.9 Estabelecer acordos e protocolos internacionais de cooperação,
fomento e difusão, em especial com países em desenvolvimento, de modo a
ampliar a inserção da produção cultural brasileira no mercado internacional
e o intercâmbio de produções e experiências culturais.

1.11.10 Estimular a tradução e a publicação de obras literárias brasileiras
em diversas mídias no exterior, assim como de obras estrangeiras no País,
ampliando o repertório cultural e semântico traduzível e as interações entre
as línguas e valores, principalmente as neolatinas e as indígenas do
continente americano.

CAPÍTULO II – DA DIVERSIDADE
RECONHECER E VALORIZAR A DIVERSIDADE
PROTEGER E PROMOVER AS ARTES E EXPRESSÕES CULTURAIS

A formação sociocultural do Brasil é marcada por encontros étnicos,
sincretismos e mestiçagens. É dominante, na experiência histórica, a
negociação entre suas diversas formações humanas e matrizes culturais no
jogo entre identidade e alteridade, resultando no reconhecimento progressivo
dos valores simbólicos presentes em nosso território. Não se pode ignorar,
no entanto, as tensões, dominações e discriminações que permearam e permeiam
a trajetória do País, registradas inclusive nas diferentes interpretações
desses fenômenos e nos termos adotados para expressar as identidades.

A diversidade cultural no Brasil se atualiza – de maneira criativa e
ininterrupta – por meio da expressão de seus artistas e de suas múltiplas
identidades, a partir da preservação de sua memória, da reflexão e da
crítica. As políticas públicas de cultura devem adotar medidas, programas e
ações para reconhecer, valorizar, proteger e promover essa diversidade.

Esse planejamento oferece uma oportunidade histórica para a adequação da
legislação e da institucionalidade da cultura brasileira de modo a atender à
Convenção da Diversidade Cultural da Unesco, firmando a diversidade no
centro das políticas de Estado e como elo de articulação entre segmentos
populacionais e comunidades nacionais e internacionais.

ESTRATÉGIAS E AÇÕES

2.1 Realizar programas de reconhecimento, preservação, fomento e difusão do
patrimônio e da expressão cultural dos e para os grupos que compõem a
sociedade brasileira, especialmente aqueles sujeitos à discriminação e
marginalização: os indígenas, os afro-brasileiros, os quilombolas, outros
povos e comunidades tradicionais e moradores de zonas rurais e áreas urbanas
periféricas ou degradadas; aqueles que se encontram ameaçados devido a
processos migratórios, modificações do ecossistema, transformações na
dinâmica social, territorial, econômica, comunicacional e tecnológica; e
aqueles discriminados por questões étnicas, etárias, religiosas, de gênero,
orientação sexual, deficiência física ou intelectual e pessoas em sofrimento
mental.

2.1.1 Estabelecer abordagens intersetoriais e transdisciplinares para a
execução de políticas dedicadas às culturas populares, incluindo seus
detentores na formulação de programas, projetos e ações.

2.1.2 Criar políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas
populares e tradicionais, por meio de mecanismos como o reconhecimento
formal dos mestres populares, leis específicas, bolsas de auxílio,
integração com o sistema de ensino formal, criação de instituições públicas
de educação e cultura que valorizem esses saberes e fazeres, criação de
oficinas e escolas itinerantes, estudos e sistematização de pedagogias e
dinamização e circulação dos seus saberes no contexto em que atuam.

2.1.3 Reconhecer a atividade profissional dos mestres de ofícios por meio
do título de “notório saber”.

2.1.4 Realizar campanhas nacionais, regionais e locais de valorização das
culturas dos povos e comunidades tradicionais, por meio de conteúdos para
rádio, internet, televisão, revistas, exposições museológicas, materiais
didáticos e livros, entre outros.

2.1.5 Desenvolver e ampliar programas dedicados à capacitação de
profissionais para o ensino de história, arte e cultura africana,
afro-brasileira, indígena e de outras comunidades não hegemônicas, bem como
das diversas expressões culturais e linguagens artísticas.

2.1.6 Apoiar o mapeamento, documentação e preservação das terras das
comunidades quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais, com
especial atenção para sítios de valor simbólico e histórico.

2.1.7 Mapear, preservar, restaurar e difundir os acervos históricos das
culturas afro-brasileira, indígenas e de outros povos e comunidades
tradicionais, valorizando tanto sua tradição oral quanto sua expressão
escrita nos seus idiomas e dialetos e na língua portuguesa.

2.1.8 Promover o intercâmbio de experiências e ações coletivas entre
diferentes segmentos da população, grupos de identidade e expressões
culturais.

2.1.9 Fomentar a difusão nacional e internacional das variações regionais
da culinária brasileira, valorizando o modo de fazer tradicional, os hábitos
de alimentação saudável e a produção sustentável de alimentos.

2.1.10 Fomentar projetos que visem a preservar e a difundir as brincadeiras
e brinquedos populares, cantigas de roda, contações de histórias,
adivinhações e expressões culturais similares.

2.1.11 Promover a elaboração de inventários sobre a diversidade das
práticas religiosas, incluindo seus ritos e festas.

2.1.12 Integrar as políticas públicas de cultura destinadas ao segmento
LGBT, sobretudo no que diz respeito à valorização da temática do combate à
homofobia, promoção da cidadania e afirmação de direitos.

2.1.13 Incentivar projetos de moda e vestuário que promovam conceitos
estéticos baseados na diversidade e na aceitação social dos diferentes tipos
físicos e de suas formas de expressão.

2.1.14 Fomentar políticas públicas de cultura voltadas aos direitos das
mulheres e sua valorização, contribuindo para a redução das desigualdades de
gênero.

2.2 Ampliar o reconhecimento e apropriação social da diversidade da
produção artística brasileira, por meio de políticas de capacitação e
profissionalização, pesquisa e difusão, apoio à inovação de linguagem,
estímulo à produção e circulação, formação de acervos e repertórios e
promoção do desenvolvimento das atividades econômicas correspondentes.

2.2.1 Formular e implementar planos setoriais nacionais de linguagens
artísticas e expressões culturais, que incluam objetivos, metas e sistemas
de acompanhamento, avaliação e controle social.

2.3 Disseminar o conhecimento e ampliar a apropriação social do patrimônio
cultural brasileiro, por meio de editais de seleção de pesquisa, premiações,
fomento a estudos sobre o tema e incentivo a publicações voltados a
instituições de ensino e pesquisa e a pesquisadores autônomos.

2.3.1 Promover ações de educação para o patrimônio, voltadas para a
compreensão e o significado do patrimônio e da memória coletiva, em suas
diversas manifestações como fundamento da cidadania, da identidade e da
diversidade cultural.

2.3.2 Inserir o patrimônio cultural na pauta do ensino formal,
apropriando-se dos bens culturais nos processos de formação formal cidadã,
estimulando novas vivências e práticas educativas.

2.3.3 Fomentar a apropriação dos instrumentos de pesquisa, documentação e
difusão das manifestações culturais populares por parte das comunidades que
as abrigam, estimulando a autogestão de sua memória.

2.3.4 Desenvolver uma rede de cooperação entre instituições públicas
federais, estaduais e municipais, instituições privadas, meios de
comunicação e demais organizações civis para promover o conhecimento sobre o
patrimônio cultural, por meio da realização de mapeamentos, inventários e
ações de difusão.

2.3.5 Mapear o patrimônio cultural brasileiro guardado por instituições
privadas e organizações sociais, com o objetivo de formação de um banco de
registros da memória operária nacional.

2.4 Desenvolver e implementar, em conjunto com as instâncias locais, planos
de preservação para as cidades e núcleos urbanos históricos ou de referência
cultural, abordando a cultura e o patrimônio como eixos de planejamento e
desenvolvimento urbano.

2.4.1 Incentivar e promover a qualificação da produção do design, da
arquitetura e do urbanismo contemporâneos, melhorando o ambiente material,
os aspectos estéticos e as condições de habitabilidade das cidades,
respeitando o patrimônio preexistente e proporcionando a criação do
patrimônio material do futuro.

2.4.2 Priorizar ações integradas de reabilitação de áreas urbanas centrais,
aliando preservação do patrimônio cultural e desenvolvimento urbano com
inclusão social, fortalecendo instâncias locais de planejamento e gestão.

2.4.3 Fortalecer a política de pesquisa, documentação e preservação de
sítios arqueológicos, promovendo ações de compartilhamento de
responsabilidades com a sociedade na gestão de sítios arqueológicos e o
fomento à sua socialização.

2.4.4 Promover política para o reconhecimento, pesquisa, preservação e
difusão do patrimônio paleontológico, em conjunto com demais órgãos,
instituições e entidades correlacionadas.

2.4.5 Estimular a compreensão dos museus, centros culturais e espaços de
memória como articuladores do ambiente urbano, da história da cidade e de
seus estabelecimentos humanos como fenômeno cultural.

2.5 Estabelecer um sistema nacional dedicado à documentação, preservação,
restauração, pesquisa, formação, aquisição e difusão de acervos de interesse
público e promover redes de instituições dedicadas à memória e identidade
dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

2.5.1 Adotar protocolos que promovam o uso dinâmico de arquivos públicos,
conectados em rede, assegurando amplo acesso da população e disponibilizando
conteúdos multimídia.

2.5.2 Fomentar a instalação de acervos mínimos em instituições de ensino,
pesquisa, equipamentos culturais e comunitários, que contemple a diversidade
e as características da cultura brasileira.

2.5.3 Garantir controle e segurança de acervos e coleções de bens móveis
públicos de valor cultural, envolvendo a rede de agentes responsáveis, de
modo a resguardá-los e garantir-lhes acesso.

2.5.4 Estimular, por meio de programas de fomento, a implantação e
modernização de sistemas de segurança, de forma a resguardar acervos de
reconhecido valor cultural.

2.5.5 Estimular e consolidar a apropriação, pelas redes públicas de ensino,
do potencial pedagógico dos acervos dos museus brasileiros, contribuindo
para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas.

2.5.6 Promover redes de instituições dedicadas à documentação, pesquisa,
preservação, restauro e difusão da memória e identidade dos diferentes
grupos formadores da sociedade brasileira.

2.5.7 Fomentar e articular, em rede, os museus comunitários, ecomuseus,
museus de território, museus locais, casas do patrimônio cultural e outros
centros de preservação e difusão do patrimônio cultural, garantindo o
direito de memória aos diferentes grupos e movimentos sociais.

2.5.8 Estimular a criação de centros integrados da memória (museus,
arquivos e bibliotecas) nos Estados e Municípios brasileiros, com a função
de registro, pesquisa, preservação e difusão do conh


--
Mª Stela Cabral
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