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Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
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"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
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Ai que preguica! (Macunaima)

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Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



domingo, 14 de novembro de 2010

Boston Legal - QUERO ALLAN E DANE JUST RIGHT NOW!

cOMENTÁRIOS DO SITE: Direitos Fundamentais

Boston Legal demonstra bem uma faceta da cultura jurídica norte-americana. Lá, a litigância em direitos fundamentais é algo quase banal no dia a dia forense. Discussões envolvendo liberdade de expressão, direito à vida, liberdade religiosa, discriminações raciais e sexuais costumam ser debatidas abertamente nos tribunais e lá são decididas em última instância....
...
Uma das cenas que mais me impressionou, durante todas as temporadas, foi a primeira sustentação oral que Alan Shore fez perante a Suprema Corte. Foi uma pancada forte nos juízes daquela Corte. Ele apontou os podres de cada juiz, para demonstrar que, no fundo, todos são falíveis e sujeitos a tentações mundanas. Já pensou se fosse aqui no Brasil?

ONU a respeito do ENEM - United Nations issues statement on ENEM

O Sistema das Nações Unidas no Brasil divulgou em sua página na Internet nesta quinta-feira (11/11/2010) uma nota conjunta sobre os aspectos técnicos do ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio.

Abaixo a íntegra da nota:

ENEM 2010 – NOTA DO COORDENADOR RESIDENTE DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL

Os organismos internacionais pertencentes ao Sistema das Nações Unidas, tendo em vista as suas funções de cooperação técnica e apoio aos Estados-Membros no fortalecimento de políticas públicas, vêm acompanhando os debates relacionados à avaliação educacional no Brasil e, mais especificamente, ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Face aos pedidos de informação encaminhados aos organismos do Sistema ONU no Brasil, gostaríamos de destacar um dos aspectos centrais deste debate, que diz respeito à metodologia conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Destacamos que o uso dessa metodologia apresenta amplo respaldo na literatura científica internacional e que, devido aos avanços que representa em relação a outras metodologias, tem sido utilizada em um conjunto importante de avaliações conduzidas por organismos internacionais. Citamos como exemplos: o PISA (Programme for International Student Assessment), realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD); o LAMP (Literacy Assessment and Monitoring), iniciativa do Instituto de Estatística da UNESCO; e o Estudo Regional Comparativo e Explicativo, realizado pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), da UNESCO. No caso brasileiro, a TRI é utilizada, além do ENEM, em avaliações como o SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e de outros estados, e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do MEC.

É importante destacar, em relação ao TRI, que uma de suas vantagens metodológicas é a possibilidade da elaboração de provas diferentes para o mesmo exame, que podem ser aplicadas em qualquer período do ano, para grupos diferentes, com o mesmo grau de dificuldade, permitindo assim a sua comparabilidade no decorrer do tempo. Vale ressaltar ainda que a metodologia da TRI prioriza o uso de habilidades reflexivas e analíticas em detrimento à memorização de conteúdos, o que representa um avanço importante em relação a outros modelos de avaliação.

Para maiores informações, seguem referências de documentos internacionais a respeito da metodologia:

- PISA - http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/browseit/9809021E.PDF
- Estudo Regional Comparativo e Explicativo (UNESCO) - www.llece.org
- LAMP (UNESCO) –
http://www.uis.unesco.org/TEMPLATE/pdf/LAMP/LAMPLeafletEng.pdf


http://www.unesco.org/en/brasilia/dynamic-content-single-view/news/united_nations_issues_statement_on_enem/back/9669/cHash/2aa388c48f/