Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Eu ainda acho que gente chata causa mais câncer que cigarro, mas....

Câncer tem maior incidência em Porto Alegre e menor em João Pessoa

Porto Alegre foi o município com a maior média de incidência de câncer em pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2000 e 2005. Entre os homens, foram registrados 404,1 casos por 100 mil habitantes. No público feminino, 286,1 por grupo de 100 mil. Dezessete cidades foram analisadas, sendo 16 capitais. Os dados estão no estudo Câncer no Brasil – Dados dos Registros de Base Populacional, lançado nesta sexta-feira. A divulgação marca as ações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado neste sábado.

Índices altos também foram registrados em Goiânia e São Paulo, ambas capitais com mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A menor taxa de incidência foi observada em João Pessoa (182,4 entre os homens e 177,4 entre mulheres). Os dados têm o objetivo de identificar os principais tipos de câncer que afetam as populações das cidades que monitoram os casos da doença. As informações são usadas para planejar a prevenção e a detecção precoce.

Mais chance de cura – Os tipos de câncer mais frequentes nos homens são os de pele (não melanoma), de próstata e de pulmão. As mulheres são mais afetadas por canceres de pele (não melanoma), mama e de colo do útero. Outro dado da publicação, é que cerca de 44% do total de tumores registrados são do tipo que tratado adequadamente tem chance de cura de quase 100%. O estudo também revela que, nos últimos 20 anos houve avanço no diagnóstico precoce da doença.

O Ministério da Saúde anunciou que investirá R$ 115 milhões na prevenção e no controle do câncer de colo do útero no país. É parte do Plano de Ação para Redução de Incidência e Mortalidade da doença, anunciado ontem (26), no Rio, pelo ministro José Gomes Temporão. Segundo ele, o foco das ações será a Região Norte, justamente onde esse tipo de tumor é o mais frequente e representa a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres.

Fumo passivo – No mesmo dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o fumo passivo – outra causa de câncer – mata 600 mil pessoas no mundo a cada ano. E as maiores vítimas são as crianças. No primeiro estudo mundial já feito sobre isso, a OMS concluiu que meninos e meninas são mais expostos ao fumo passivo do que qualquer outra faixa etária. Cerca de 165 mil dos óbitos são de crianças.

Foram computadas e conferidas informações de 192 países, levantadas desde 2004. Naquele ano, estavam expostas ao fumo passivo 40% das crianças do mundo inteiro, mais 33% dos homens não-fumantes e 35% das mulheres não-fumantes. A exposição teria causado 379 mil mortes por doenças cardíacas, 165 mil por infecções respiratórias, 36,9 mil por asma e 21,4 mil por câncer de pulmão. A estas últimas vítimas, juntam-se as 5,1 milhões que morrem anualmente devido ao uso direto do tabaco. Os pesquisadores defendem que os países cumpram a Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco. O pacto inclui maior taxação sobre cigarros,embalagens menos atraentes, proibição da publicidade e outras medidas.
(Com Agência Brasil)(o bold é meu).

fonte: brasíliaconfidencial

Há anos não fumo perto de criança e adolescentes. Mas to achando muito chato essa pegação no cigarro. O miojo pode? Pode! Comida em lata pode? Pode! Refrigerante pode? Pode! Carne de vaca com hormônio pode? Pode! Galinha que dá peito em homem pode? Pode! Salada de tomates com BHC pode? Pode! E por que o cigarro não? Cerveja em lata de alumínio ( que cá entre nós é um horror) pode? Pode! E o Leite Quente? Incrivelmente PODE! Tira o leite e a saúde do povo melhora e muito. Ok , tô na contramão. Se a órbita terrestre pulsa...

Nenhum comentário: