Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Culturas Ciganas SID homologa resultado do Prêmio de Culturas Ciganas 2010


A Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/Minc) homologou na última sexta-feira, 26 de Novembro, o resultado do Prêmio Culturas Ciganas 2010, divulgado no dia 8. A SID convocará agora os premiados para apresentação dos documentos por meio eletrônico. O prêmio foi aberto pelo Edital SID/MinC nº 06, de 16/04/2010, e vai premiar 30 iniciativas com o valor de R$ 10 mil.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial, Secretaria Especial de Direitos Humanos e com a Pastoral dos Nômades do Brasil.

Para o Padre Wallace, da pastoral, “foi muito importante participar deste prêmio, de modo especial as oficinas nas comunidades ciganas Brasil afora, nas quais tive a oportunidade de participar de algumas delas, foi ver o povo cigano sendo protagonista de suas culturas e fazendo os resgates destes valores que formam a alma de toda cultura”.

Jorge Pierozan, também da pastoral, disse que “a segunda edição do Prêmio Culturas Ciganas teve como grande mérito a evolução dos projetos apresentados. Esta bela iniciativa do Governo Federal, capitaneada pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, é cada vez mais plausível e se consolida como um elo de respeito, visibilidade e preocupação com as causas de nossos irmãos ciganos. É para mim um privilégio poder acompanhar de perto este acontecimento”.

A Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais, da Presidência da República, divulgou nota afirmando que “o Edital Prêmio de Culturas Ciganas é importante para a valorização da cultura cigana, possibilitando o conhecimento dos costumes deste grupo étnico, até então na invisibilidade”.

Para Mirian Stanescon, cigana Kalderash, o prêmio está de parabéns por agraciar ciganos verdadeiros. “Espero do fundo de meu coração que cada vez mais o governo olhe com carinho um povo que sempre foi o esquecido dos esquecidos e que, na medida do possível saibam identificar os verdadeiros ciganos e com isso acabar com os oportunistas que por acaso apareçam querendo ocupar lugar que a muito custo e muitas lágrimas conseguimos para o povo cigano”, disse.

Sônia Maria da Silva, técnica da Regional Nordeste do MinC e participante da comissão que selecionou os premiados, disse que “o edital do Prêmio de Cultura Cigana foi uma experiência gratificante pois tive a oportunidade de conhecer a beleza e o mistério da arte deste povo, que faz parte da diversidade brasileira. É importante que existam ações como esta que colaboram para preservação, fortalecimento e reconhecimento da cultura cigana neste mundo globalizado”. Carla Ribeiro, da Regional Sul, acredita que “avançamos muito criando este prêmio, pois ficou acessível à todos participarem”.

Leonardo Sales (SID/MinC)

Embaixada Cigana do Brasil

A Embaixada Cigana do Brasil Phralipen Romani é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e assistencial, que objetiva diminuir as diferenças através da cultura. Somos pessoas imbuídas de um mesmo ideal: resgatar, fomentar e preservar a cultura cigana (que é nossa própria identidade) e auxiliar os membros de clãs que ainda encontram obstáculos de acessibilidade à cidadania (documentos de identificação civil), à saúde pública e ao ensino.


Under Creative Commons License: Attribution

Nenhum comentário: