Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Carta do Migrante - FSM - Ilha de Gorée - Dakar

Tem início, neste domigo, em Dakar, Senegal, XI Forum Social Mundial. O FSM já foi organizado anteriormente no continente africano: Em 2006 o FSM aconteceu em momentos e países diversos: janeiro - Mali e Venezuela; março - Paquistão. Em 2007 foi a vez do Kenia e agora em Dakar, Senegal. A XI edição acontecerá na Universidade Cheik Anta Diop.

No sábado, dia 5, será apresentada a Carta dos Migrantes, escrita coletivamente por mais de 5 mil pessoas do mundo todo, empreitada que levou mais de quatro anos. O documento, que teve seu início em Marselha, em 2006, por 120 familias que tinham o objetivo de obter permanência em território francês,é uma carta de principios e não de reinvidicações.
Apresentada pela primeira vez no 2° FSM da migração na Espanha e no México em 2007, sendo reescrita várias vezes até chegar a seu texto final, a Carta do Migrante será lida na Ilha de Gorê,lugar símbolo da memória da venda de escravos. Situada a 3km de Dakar, Gorê (Gorée) faz parte do Patrimônio Mundial desde 1978.

São esperadas entre 20 mil e 60 mil pessoas - entre eles Evo Morales, Lula, Martine Aubry e Ségolène Royal - que participarão de 300 atividades.
Foram organizadas várias caravanas: ciclistas italianos do FAIR, No VOX CADTM, Attac , ativistas de Benin e Togo, seguindo trajetos diferentes, por rio, desertos.

Pode-se participar do FSM via rede de 4 a 13 de fevereiro. É o forum expandido. Para participar mandar mensagem para facilit.espaco.fsm.extendido@gmail.com, com os seguintes dados: local, data, hora, organização, responsável, tema e formato escolhido. O skype será, além da net, outro instrumento de participação.

Acontece também, de 5 a 11 de fevereiro, o Forum Mundial da Teologia e Liberdade, com 12 temas. Um dos workshops mais aguardados é o que acontecerá dia 8, com o tema Religião e Paz. Haverá participação pela rede e a apresentação de um fascículo digital trilíngue sobre o tema, sob o ponto de vista do islamismo, induismo, taoismo, budismo, bahai, kuna e cristianismo. http://internationaltheologicalcommission.org.

No site do FSM tem toda a programação.

Um comentário:

Michele Torinelli disse...

Olá!

estou em dacar participando da comunicação compartilhada do fsm pela Ciranda (http://ciranda.net). posso utilizar parte do seu texto para uma matéria sobre o tema?

obrigada e parabéns por difundir informação de qualidade!!

abraços,

michele