Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais.


Retrocesso ou Equívoco? Coletivo Digital fala sobre a licença do site do MinC.

20/01/2011
Do Coletivo Digital

O Ministério da Cultura (MinC) não usa mais uma licença Creative Commons em seu site.

Para o público em geral, talvez seja difícil de entender a nossa perplexidade com o fato. Não é difícil para todos os ativistas dos Pontos e Pontões de Cultura, da Cultura Digital, da CiberCultura, da Cultura Livre e não devia ser para o Ministério da Cultura. Nos últimos oito anos nos acostumamos em ter no Minc, um Ministério que contribuiu com ações culturais no Brasil todo, que esteve presente nos debates e colaborou com ações do ciberativismo, que apostou junto conosco na disseminação do uso do software livre, que se inscrevia nas fileiras da cultura livre.

Estamos apreensivos e na expectativa do debate que deveria ter precedido tal decisão do Ministério.

Paulo Lima, do Projeto Saúde e Alegria perguntou “será que o primeiro ato da Ministra da Cultura é desacreditar o Projeto Creative Commons no Brasil? É mesmo importante tirar a licença do site? E o meu, o seu, os milhares de projetos que se licenciaram como CC através das leis de incentivo e Fundo Nacional de Cultura? Não se consulta o Conselho de Cultura? Não faz diferença termos construído uma plataforma de Encontros e Conferências?"

E nos parece no mínimo estranho, que o Ministério da Cultura jogue fora o que representou a inovação pela qual o Minc havia passado nos últimos 8 anos, um símbolo mostrando que tudo o que se fazia de cultura no Brasil, com apoio do Ministério, tinha a marca do compartilhamento, da construção colaborativa, da parceria, da liberdade de fazer e distribuir. Era isso que significava para nós a frase “O conteúdo deste sítio é publicado sob uma licença Creative Commons”

Esperamos que a Ministra nos explique o que significa para ela a frase: “Licença de Uso: o conteúdo deste site, produzido pelo Ministério da Cultura, pode ser reproduzido, desde que citada a fonte” (Para saber mais, leia a matéria publicada no site da revista ARede ) e que tope abrir o debate fraterno sobre o que isso significa: equívoco ou retrocesso?
fonte: http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/106-acontece/3768-retrocesso-ou-equivoco-coletivo-digital-fala-sobre-a-licenca-do-site-do-minc
CC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/

Nenhum comentário: