Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Brasil - Bolivia


A escola estadual Padre Anchieta, no bairro do Brás, em São Paulo, é notícia. Não por nota alta no ENEM, ações sociais ou comunitárias; pelo contrário.
Os alunos brasileiros estão discriminando com violência alunos bolivianos que lá estudam.
O Brás é a região das confecções e é para lá que muitos imigrantes latino americanos encontram como sobreviver, já tendo sido tema de matérias quanto às péssimas condições de ambiente em que estes trabalham e moram, com carga horária incompatível com o que recebem e “otras cositas más”. Bom, isso já foi escrito em muitos jornais.
Mas as reportagens não foram suficientes para inibir o que vem acontecendo na escola Padre Anchieta, é, aquele que escrevia poemas nas areias, na praia.
Pelo visto ele é só um nome, talvez os alunos nem saibam quem foi e o que fez.
Ouço no rádio a notícia e ouço também que os professores não tem, por causa da forma do ensino, condições de cuidar desses assuntos.
Ora, então que seja enviado um representante da ONU, ACNUR, um especialista em direitos humanos e internacionais, façam uma reunião com pais, mestres e alunos, e expliquem, ensinem, esclareçam que isso é crime e que tem consequências para quem faz e para quem recebe essas agressões.
Divulguem as relações atuais do Brasil com a América Latina, troca de experiências culturais, educacionais, enfim alguém que conte o que está acontecendo nesse nível. Quem sabe disso já sabe; até ocupa cargo porque sabe; agora: quem tem que saber não sabe. E então?
“Tô desejando muito”, afinal um blog é realidade virtual né?
Envergonhada estou. Ainda há o brasileiro que fala essa “negrada”, essa “baianada”, essa “indiarada”; esse “bando de nordestinos”, não se referindo ao que a norma do coletivo indica, mas a pessoas.
Salto quântico ...
Salto quântico vai ser mesmo quando as diaristas e faxineiras conseguirem cobrar por sua mão de obra o metro quadrado de onde limpam, quantas pessoas terão que atender, se tem crianças, cachorro, gato etc etc etc...
Ok, Papai Noel existe...

Nenhum comentário: