Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



sábado, 9 de outubro de 2010

cop10



O Ministério do Meio Ambiente levará propostas para o debate sobre o Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica – CBD, com resultados projetados para 2020. As propostas foram discutidas em plenária nacional ocorrida nos dias 16 e 17 de setembro, e reuniu 67 representantes de movimentos e organizações sociais.
A COP-10 terá como um dos principais itens da agenda a aprovação do regime internacional de acesso a recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais a eles associados, bem como a repartição de benefícios oriundos da exploração comercial destes ativos. A MOP-5 dará destaque ao tema dos organismos geneticamente modificados (manuseio, transporte, embalagem e identificação), além da aprovação do adendo ao Protocolo de Cartagena sobre responsabilidade e compensação.

Apesar das metas estabelecidas pelas partes não terem sido atingidas, relatório das Nações Unidas destaca a liderança do Brasil na criação de áreas protegidas, considerada um dos principais instrumentos na conservação da biodiversidade. Segundo o relatório, cerca de 75% dos 700 mil km2 de unidades de conservação criados em todo o planeta desde 2003 estão no Brasil.
O estudo também reconhece o recente avanço no combate ao desmatamento na Amazônia brasileira, que em 2009 atingiu o nível mais baixo dos últimos 20 anos. Em 2009, as imagens de satélite analisadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) verificaram o desmatamento de uma área de cerca de 7 mil km2 na região, uma redução de 74% em relação aos níveis registrados em 2004. O avanço é resultado de uma série de políticas integradas que combinam monitoramento por satélite, ações de fiscalização, criação de unidades de conservação, estímulo a atividades sustentáveis e engajamento do setor privado e sociedade civil. Para 2010, a expectativa é que a redução do desmatamento seja ainda maior.

Site oficial COP10 MOP5 (pode ser feita inscrição para acompanhar debates pela rede)
http://www.cbd.int/cop10/

Nenhum comentário: