Support Wikileaks

Se compreender é impossível, conhecer é necessário.
Primo Levi

“Do rio que tudo arrasta se
diz que é violento
Mas ninguém diz violentas as
margens que o comprimem” B.Brecht

"Politicians should read science fiction, not westerns and detective stories." - Arthur C. Clarke

Time is so old and love so brief
Love is pure gold and time a thief (Billie Holiday)

Ai que preguica! (Macunaima)

No creo en la eternidad de las peleas
Y en las recetas de la felicidad (John Drexler, Mercedes Sosa)

Na aula de hoje: Todo vice é um Kinder Ovo; vem com uma surpresa dentro.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Mãe - Global Voices

Dia 20 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Mãe e o tema deste ano é a diversidade linguística e as novas tecnologias. Com isso em mente, trazemos uma série de exemplos de como os povos comemoram a sua língua. Partilhamos com os vídeos on line.
O primeiro exemplo é a língua Aymara, usada por mais de 2 milhões de bolivianos, peruanos e chilenos. No Peru e Bolívia são oficializadas. A partir do projeto Jaqi Aru, Global Voices também está disponível em Aymara.



Outra familia ameríndia é o Quechua: Também oficializado no Peru e Bolívia, o Quechua - e suas derivações - é falado do Equador à Argentina. Jaime Salazar aprendeu a amar o Quechua quando adulto. Quando era mais novo considerava uma língua morta pela dificuldade em encontrar livros, embora apreciasse ouvir canções nessa língua. Agora, Jaime ensina a língua on line, por vídeos no Youtube, em inglês e espanhol. Nesse vídeos ele nos ensina como dizer "Ame aprender".



Da Namíbia o KhoeKhoegowab. Uma das línguas mais difundidas da família da língua Khoe, reconhecida pelo seu som de "clique" em determinadas palavras. os professores Thusnelda Dausas e gabriel/Khoeseb nos ensinarão os quatro sons de clique: ! ,/, # e // no vídeo abaixo:



Aprende-se também cantando, não somente para as crianças. Nessa lição nos será ensinado como cumprimentar os povos em Suaíli, comum na maioria do leste africano.




Galês é a língua oficial de Wales, mas falada também em alguns lugares da Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e mesmo na Argentina. Neste vídeo aprenderemos a pronunciar Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, o nome de uma cidade de Welsh, famosa pelo seu nome longo.





Revisitando as origens do Dia Internacional da Língua Mãe, que teve seu ponto de partida na Universidade de Dakha em 1952, quando os estudantes protestaram pela oficialização do Bengali, em Bangladesh. Bangla é, agora, a língua oficial não apenas em Bangladesh mas também na India e Serra leoa. Susan vai nos ensinar como saudar as pessoas em Bangla.



Global Voices preocupa-se seriamente com a diversidade linguistica e a multilinguagem. GVO conta com a colaboração de centenas de voluntários, tradutores, autores e editores que falame/ou escrevem em mais de um idioma. Muitos de nossos leitores são bilíngues, mas trabalhamos para aqueles que não têm o inglês como segunda língua. Então fique a vontade para visitar o site GVO em sua diversidade e se quiser deixe um comentário e colabore.

Postagem original: Global Voices

Rede Brasil Atual e TVT transmitem debate sobre liberdade na internet


Este sábado (26) tem muita discussão sobre o direito de acesso à internet e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Em pauta, estão os principais desafios que o Brasil deve enfrentar para garantir uma internet rápida, barata e de qualidade para todos, com liberdade de expressão.

A partir das 9h, a Rede Brasil Atual e TVT transmitem ao vivo o debate "Internet: Acesso Universal e Liberdade da Rede". O evento é promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e conta com a participação do jornalista Luis Nassif, da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e do presidente da Telebrás, Rogério Santanna. O debate acontece na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Rua São Bento, 413 - Edifício Martinelli - Centro - São Paulo).

Ainda neste sábado, a campanha "Banda Larga é um direito seu!" será lançada. Diversas organizações da sociedade civil estão envolvidas na iniciativa por redução no preço da conexão de internet.

Seminário

O seminário tem duas mesas. A primeira, na parte da manhã, discute "A Luta por uma Internet Livre e os Ataques Conservadores à Rede", com os professores Sérgio Amadeu e Marcos Dantas, além de Nassif e Manuela.

À tarde (a partir das14h), o tema é “O Plano Nacional de Banda Larga e a Luta pela Universalização da Internet no Brasil”. Rogério Santanna deve detalhar os planos da Telebrás para a área. Percival Henrique, da Associação Nacional pela Inclusão Digital e membro do Conselho Gestor da Internet no Brasil (CGI), e a jornalista Renata Mielli, do Barão de Itararé, participam da mesa.

O valor da inscrição para o debate é de R$ 20 e deve ser feita pelo e-mail: contato@baraodeitarare.org.br ou pelo telefone 11 3054-1829. Na ocasião, haverá o lançamento do gibi "Eu Quero a Banda Larga", produzido pelo Barão de Itararé.

Col referendum Berlusconi va a casa per sempre



Os italianos inscritos nel AIRE receberão em casa o kit para votar no referedum.