http://www.democracynow.org/2010/12/10/bolivian_president_evo_morales_on_wikileaks
Amy Goodman transmitindo de Cancun, Conferência das Mudanças Climáticas.
Depois de se identificar - ela faz parte da organzação Democracia Agora, faz perguntas a Evo Morales sobre: o vazamento por parte do Wikileaks de que um funcionário de alto escalão da Casa Branca sugeriu a neutralização, cooptação ou marginalização de países como Bolivia e Ecuador.
Morales reconhece a espionagem por parte dos Estados Unidos, antes e depois de Obama. Diz que os cablegates do Wikileaks confirmam o que a Bolivia já denunciara antes: a diplomacia do Império. Seu método é o de gerar desconfiança entre os países latino americanos. Ele acredita que não conseguirão tal intento.
Morales fala da divulgação da falsa notícia de que ele, Morales, tinha um tumor no nariz com a intenção de desestabilizar.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/838494-ministro-brasileiro-disse-a-eua-que-evo-morales-tinha-tumor-no-nariz-bolivia-nega.shtml
Diz também que não se arrepende da expulsão do embaixador dos estados unidos (2008), lembrando que depois disso não teve mais golpes de estado na Bolivia.
http://pt.wikinews.org/wiki/Embaixador_venezuelano_em_Washington_j%C3%A1_foi_informado_de_sua_expuls%C3%A3o
Respondendo sobre a crítica feita por Vargas LLosa sobre seu governo, Morales responde que os povos indígenas sempre foram vítimas de algumas pessoas educadas, alguns escritores ou romancistas.
Precisamos ser pacientes, resilientes à discriminação. como alguém que me trata como um palhaço pode receber um Prêmio de Nobel? O mundo deve admirar-se sobre o tipo de gente que está recebendo prêmios Nobel. Deixamos isto para o debate e a análise dos povos do mundo.
http://elcomercio.pe/mundo/341934/noticia-mario-vargas-llosa-evo-morales-no-presidente-democratico
Nenhum comentário:
Postar um comentário