Reajuste em mais de 11%, anunciado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), corresponde ao dobro da inflação. Somente no ano passado, a Prefeitura de São Paulo repassou R$ 660 milhões em subsídios para as empresas de ônibus. Passagem custará R$ 3.(1'57'' / 458 Kb) - O aumento da tarifa do ônibus na cidade de São Paulo poderá desestimular o uso do transporte coletivo. D e acordo com Mathias Mickenhagen, integrante do Ciclocidade, o reajuste anunciado nesta terça-feira (28) pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) não será capaz de garantir melhoras na qualidade dos serviços prestados.
“O transporte coletivo acaba sendo uma segunda opção para as pessoas, num momento em que outras formas de transporte são mais baratas e muito mais confortáveis. Isso porque o aumento das tarifas de ônibus não se reflete de maneira alguma na qualidade desse transporte.”
Somente em 2010, a Prefeitura de São Paulo repassou R$ 660 milhões em subsídios para as empresas de ônibus. Para atingir a meta de reduzir o incentivo para R$ 600 em 2011, a tarifa foi reajusta em mais de 11%, o que corresponde ao dobro da inflação acumulada no ano. Mathias afirma que existem formas de melhorar a qualidade do transporte coletivo sem transferir os custos para os usuários.
“Tem que colocar impostos sobre gasolina e as diversas formas de uso desses transportes individuais e transferir todo esse dinheiro para o transporte coletivo. Na verdade, o transporte da cidade de São Paulo e de diversas cidades do Brasil não tem nada de público, tem muito de particular, de interesse das empresas de ônibus.”
Com o reajuste, a tarifa de ônibus em São Paulo passará de R$ 2,70 para R$ 3. O novo valor começa a ser cobrado a partir do dia 5 de janeiro de 2011. Os passageiros que utilizam ônibus todos os dias gastarão por voltaaa de R$ 130 por mês. Isso corresponde a mais de 25% do salário mínimo.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.
29/12/10
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sábado, 8 de janeiro de 2011
A tarifa de ônibus em São Paulo corresponde a mais de 25% do salário mínimo.
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